Os músculos podem ser classificados como: superficiais ou cutâneos, longos, curtos, largos e profundos ou subaponeuróticos. Superficiais ou cutâneos: se localizam logo abaixo da pele, por exemplo, cabeça (crânio e face), pescoço e mão (região hipotênar). Longos: geralmente são encontrados nos membros.
O sistema endócrino é formado por várias glândulas. ... Elas secretam os hormônios, que são transportados pelo sangue para todo o corpo, sob o comando do sistema nervoso, e atuam em células específicas.
Observando-se a função, os músculos podem ser classificados em agonistas, antagonistas e sinergistas.
O músculo trapézio é um músculo triangular, achatado e par localizado superficialmente na parte de trás do pescoço e do tórax. Em conjunto os dois músculos trapézios formam, uma forma de diamante ou trapézio, responsável pelo seu nome.
Extensão do Trapézio Superior Para exercitá-lo, sente em uma posição reta, coloque o braço direito atrás das costas e, gentilmente, puxe a cabeça na direção do ombro esquerdo, com a mão esquerda. O alongamento será sentido do lado direito. Mantenha por 30 segundos, volte à posição inicial e repita para o outro lado.
Tem mais depois da publicidade ;) Os músculos são formados por feixes que se fixam por meio de suas extremidades. A extremidade presa a uma peça óssea que não se desloca, ou ponto fixo, é denominada de origem. A extremidade presa a uma peça óssea que se desloca, ou ponto móvel, é denominada de inserção.
Na disposição oblíqua da fibra, os músculos apresentam fibras oblíquas em relação aos tendões e são denominados peniformes (lembra uma pena). Porém, se os feixes musculares se prendem em apenas uma borda do tendão é dito unipenado e se os feixes se prendem nas duas bordas é dito bipenado.
c) O conhecimento da origem e inserção muscular possibilita a delimitação precisa do movimento, estes pontos, freqüentemente, são os locais de aderência da massa muscular nos ossos.
adjetivo Provido de duas caudas ou dois apêndices em forma de cauda; bicaudal. Etimologia (origem da palavra bicaudado). Bi + cauda + ado.
Ex: no mesmo exemplo, os flexores e extensores do punho contraem-se mantendo estáveis as articulações do punho e cotovelo. d) Fixadores: estabilizam a origem do agonista de modo que ele possa agir mais eficientemente.
O sistema musculoesquelético dá forma, estabilidade e movimento ao corpo humano. Ele é constituído pelos ossos (que formam o esqueleto), músculos, tendões, ligamentos, articulações, cartilagem e outros tecidos conjuntivos do corpo.
Significado de Musculocutâneo adj (músculo+cutâneo) Anat Qualifica o nervo que termina parte nos músculos e parte na pele.
Esse nervo é responsável pela inervação da maioria dos músculos do compartimento anterior do antebraço (chamado de compartimento flexor-pronador) e ao chegar ao punho, passa em direção à mão para inervar também alguns músculos classificados como intrínsecos da mão, como, por exemplo, os músculos da região tênar (três ...
O nervo radial é o mais importante ramo terminal do plexo braquial, sendo responsável pela inervação sensitiva da mão e motora do braço e antebraço (extensão e supinação).
(C) O nervo musculocutâneo inerva os músculos bíceps e coracobraquial. As lesões deste nervo causam paresia ou paralisia dos flexores do cotovelo e dos supinadores, hipoestesia em face lateral do antebraço e o reflexo biciptal pode estar diminuído ou abolido.
Nervo Radial – originado dos ramos do quinto ao oitavo nervos cervicais e primeiro nervo torácico (C5, C6, C7, C8 e T1). Inerva os músculos tríceps braquial, braquiorradial, extensor radial longo e curto do carpo, supinador e todos músculos da região posterior do antebraço.
O nervo musculocutâneo inerva o músculo coracobraquial, o músculo braquial e o músculo bíceps braquial, antes de continuar e se tornar o nervo cutâneo lateral do antebraço. A raiz lateral do nervo mediano fornece fibras para o nervo mediano.
O nervo axilar ou circunflexo é um nervo do corpo humano, que se origina a partir do fascículo posterior do plexo braquial na altura da axila levando fibras nervosas das vértebras C5 e C6. O nervo axilar percorre através do espaço quadrangular com a artéria umeral circunflexa posterior e a veia.
A dor na axila pode ser provocada por vários fatores como esforço muscular intenso, ínguas, hidrosadenite supurativa e em casos mais graves, pode ser resultado de um linfoma ou de câncer na mama.
Lesão do n. A lesão de n. axilar caracteriza-se por atrofia do m. deltóide, perda de sensibilidade da porção lateral superior do braço e diminuição do poder de abdução do braço até 90º (não esquecer, que a abdução do braço é realizada também pelo m.
Ocorre normalmente por acidentes cirúrgicos, trauma, fratura/luxação da cabeça do radio. Os músculos afetados são os extensores do pulso e dedos, sendo poupado o extensor radial do carpo. Existe a perda de movimento pela fraqueza dos extensores da articulação metacarpo falângica.
Para grande maioria dos casos, o tratamento conservador deve abranger a fratura e a neuropatia radial, sendo baseado no uso de splint (quando possível), evitar contratura muscular, manter a amplitude dos movimentos articulares e fortalecer a musculatura do nervo radial; raramente é necessário medicação para dor ...
A lesão do nervo radial é uma das mais comuns complicações da fratura de úmero (DEFRANCO & LAWTON, 2006). Na maioria dos casos de fratura umeral, ocorre neuropraxia do radial (BARBIERI et al., 1996), entretanto não se pode descartar a possibilidade de neurotmese através da laceração do nervo pelas partes ósseas.
Com a sensibilidade normal da ponta do dedo se consegue diferenciar o toque de dois objetos pontiagudos com menos de 5 milímetros de distância. Quando há um corte e o paciente não distingue dois pontos com mais de 10 milímetros de distância entre eles, sabe-se que o nervo está rompido completamente.