Tubos de coleta de sangue a vácuo
É necessário que o paciente siga as orientações do laboratório:
PRESERVAÇÃO DAS AMOSTRAS É recomendado para amostras microbiológicas ser refrigerada entre 2°C e 10°C. O gelo pode ser rapidamente usado para resfriar amostras para 4°C antes do transporte.
Amostras que possam ser transportadas a temperatura ambiente devem ser enviadas em caixa de papelão, que deverá ser protegida de excessivo calor ou frio, ou luz. 4. Nos dois casos é preferível que a amostra esteja em sua embalagem original ou em sacos plásticos esterilizados, lacrados e identificados.
A amostra pode ficar em temperatura ambiente por 3 horas no máximo. Após este período o sangue pode hemolisar. Como conservar a amostra antes da separação do soro? Após a retração do coágulo, o material pode permanecer em geladeira, de 4° a 8° C, por 12 horas no máximo, a fim de evitar hemólise.
O transporte das amostras deve ser realizado em embalagem externa (caixa térmica), sendo este um recipiente isotérmico, higienizável e impermeável, com um termômetro disponível para o controle de temperatura do material transportado./span>
Exposição a material biológico – sangue, fluidos orgânicos potencial- mente infectantes (sêmen, secreção vaginal, liquor, líquido sinovial, lí- quido pleural, peritoneal, pericárdico e amniótico), fluidos orgânicos potencialmente não-infectantes (suor, lágrima, fezes, urina e saliva), exceto se contaminado com sangue.
Conceitua material biológico humano como tecido ou fluido constituinte do organismo humano, tais como excrementos, fluidos corporais, células, tecidos, órgãos ou outros fluidos de origem humana ou isolados a partir destes.
Coloque o tubo de sangue fechado dentro do recipiente de plástico primário a prova de vazamento. ✓ Tenha cuidadoso para não tocar no lado de fora do recipiente de plástico primário a prova de vazamento com luvas contaminadas.
Para o envio, a amostra deverá estar devidamente acondicionada, com rótulo de identificação e acompanhada do Instrumento Jurídico de Envio de Amostra. Para o envio, a amostra deverá estar devidamente acondicionada, com rótulo de identificação e acompanhada do Instrumento Jurídico de Envio de Amostra.