Rios TEMPORÁRIOS do Nordeste: -Rio Jaguaribe. -Rio Rio Piranhas-Açu. -Rio Paraíba.
Resposta. Causa seca e morte e pobreza, os animais vegetação plantações, o sertanejo se ve obrigado em situações extremas a deixar a regiao em busca de agua.
Os rios principais são o Jaguaribe, Piranhas-Açú, Capibaribe, Acaraú, Curimataú, Mundaú, Paraíba, Itapecuru, Mearim e Una, (esses três últimos no estado do Maranhão). Bacia do Atlântico Nordeste Ocidental: situada entre o Nordeste e a região Norte, fica localizada, quase que em sua totalidade, no estado do Maranhão.
rio São Francisco
A bacia hidrográfica Atlântico Nordeste Oriental está localizada na maioria dos estados da região Nordeste e se faz presente em aproximadamente 739 municípios, entre eles estão cidades importantes como Campina Grande – PB, Mossoró – RN e Caruaru – PE.
De acordo com o FAO 72,24% do nordeste encontra-se dentro do polígono das secas, mas mesmo assim como a maior a grande parte dos rios brasileiros, os rios da região nordeste podem ser classificados como rios intermitentes, ou seja, fluem o ano todo.
São identificados três tipos de climas ao longo da região Nordeste: tropical, semiárido e equatorial úmido. Clima tropical: ocorre principalmente no sul da Bahia, centro do Maranhão e no litoral de todos os estados da região. Esse tipo de clima apresenta duas estações bem definidas, sendo uma seca e uma chuvosa.
O clima da região é o tropical úmido, chuvas irregulares localizadas em abril a junho. O relevo é formado por planalto, depressão e planície. ... O clima tem características destas duas sub-regiões. O relevo é formado pelo planaltos e chapadas.
O relevo nordestino é remontado basicamente pelo Planalto da Borborema, localizado a leste, uma das principais causas pela secura do sertão, já que o planalto impede a chegada de chuvas a região, causando grandes estiagens, a Bacia do Rio Parnaíba, a oeste, e algumas elevações, como as chapadas e os planaltos, um ...
As três formas de relevo predominantes no Brasil são:
A Região Nordeste do Brasil apresenta diversas configurações quanto aos aspectos naturais dos principais elementos da natureza tais como relevo, vegetação, clima, hidrografia, devido a essas variações essa região foi regionalizada ou dividida em sub-regiões, são elas zona da mata, meio-norte, agreste e sertão.
Quanto aos aspectos físicos, o Norte possui as seguintes características: o clima predominante é o equatorial, apresentando temperaturas elevadas e altos índices pluviométricos e de umidade, a vegetação é abundante, composta pela floresta Amazônica e a hidrografia é representada pelos grandes rios das bacias ...
População da região Norte Os primeiros habitantes da região Norte foram os indígenas. Seus descendentes, ainda hoje, representam parcela expressiva da região. Atualmente, eles vivem em aldeias isoladas na floresta, em reservas indígenas e também em áreas urbanas.
A Região Norte é maior região do Brasil em extensão territorial e envolve sete estados brasileiros: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Pela grande extensão, também faz fronteira com alguns países, sendo eles: Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.
A região norte apresenta basicamente três unidades de relevo: planície, depressão e planalto. ... Grande parte dos rios escoa suas águas em lugares de planaltos e depressões, apesar de os rios de grande relevância, como Amazonas, Araguaia e o Guaporé, cortarem áreas de planícies.