cefalópodes
Os polvos são predados pelas moreias, tubarões, raias, alguns peixes grandes, mamíferos marinhos, pássaros e seres humanos. Para fugir dos predadores, esses animais apresentam técnicas bem desenvolvidas.
As regiões brasileiras onde os polvos se reproduzem são principalmente Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Polvo-gigante-do-Pacífico: 3 – 5 anos
Moluscos
Uma glândula de tinta é um órgão presente nos moluscos cefalópodes como o polvo, a lula e o choco, que é responsável pela produção e armazenagem de um fluido de coloração escura.
No caso da lula, é possível detectar um corpo mais alongado e comprido, lembrando um tubo. Já o polvo tem um formato mais arredondado. Além disso, se olharmos com atenção perceberemos que a lula tem apenas dois tentáculos e o resto se trata de nadadeiras.
O polvo pode mudar de cor rapidamente, dependendo do ambiente ou de seu humor. Ele pode ficar acinzentado, marrom, cor-de-rosa, azul, verde ou até vermelho-vivo, se ficar muito assustado. Normalmente, o polvo procura comida rastejando no fundo do oceano, usando os tentáculos.
Suas cores principais: Azul e cinza.
A tinta da lula serve para diminuir a visão do predador e paralisar presas, pois possui um veneno, além de ser um meio de comunicação com outras lulas, indicando que aquela área tem um predador.
moluscos
A tinta de lula é um ingrediente totalmente natural, que pode ser retirado do interior do próprio pescado fresco ou comprado já extraído em supermercados ou importadoras. De coloração negra, além de tingir o prato, acentua ligeiramente o sabor marinho.
Em geral, em óleo de 170º a 200º a lula deverá ficar macia e crocante em 7 minutos. Quando do cozimento em água, se, depois de macios, por algum motivo, eles (polvo e lula) ficarem duros, deixe-os cozinhando por mais 45 minutos que eles voltarão a ficar macios.
Leve uma panela pequena com água ao fogo alto. Com uma faca afiada, corte as lulas em anéis de 0,5 cm. Quando a água da panela ferver, abaixe o fogo, coloque os anéis de lula e deixe cozinhar por 4 minutos. Desligue o fogo e escorra a água.
Para isso, encha uma panela com água e leve para ferver. Assim que levantar fervura, coloque os camarões e cozinhe por 1 a 2 minutos. Depois desligue o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar no calor da água por mais 8 minutos.
Mesmo sem o rótulo, você tem dois indicadores para cozinhar:
O segredo para o preparo correto do camarão congelado é deixar o fruto do mar descongelar por tempo suficiente antes de misturá-lo aos outros ingredientes. Depois que ele soltar toda a água, dá para colocá-lo em uma panela com água fervendo, em uma frigideira ou no forno preaquecido e cozinhar um prato delicioso.
Como descongelar o Camarão em Bloco 2 – Quando a água do bloco já estiver dissolvida e o camarão estiver totalmente descongelado, coloque o camarão em uma peneira, inclinando-a com um ângulo de aproximadamente 45 graus; 3 – Por fim, deixe escorrer por aproximadamente 2 minutos e evite espremer o camarão.