Conheça os principais tipos de títulos públicos!
Os tipos de títulos públicos negociados são:
Os títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo Federal, como educação, saúde e infra-estrutura. Por ser um investimento em ativos garantidos pelo governo brasileiro, o risco é considerado muito baixo.
O governo emite títulos públicos com a finalidade de captar recursos para financiar a dívida pública brasileira e garantir investimentos em áreas como educação, saúde e infraestrutura. ... O investidor deve escolher aqueles cujas características sejam compatíveis com o seu perfil e com o objetivo de seu investimento.
Títulos do governo são os títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional para financiar contas da União e arrecadar fundos. Trata-se de um investimento por meio do qual o governo vende os títulos a pessoas físicas e, posteriormente, retorna os valores acrescidos de juros.
Títulos públicos são papéis emitidos pelo Tesouro Nacional, que representam uma forma de financiar a dívida pública e permitem que os investidores “emprestem” dinheiro para o governo, recebendo em troca uma determinada rentabilidade.
O órgão responsável pela emissão e controle dos títulos, e pela administração da dívida mobiliária federal, é a Secretaria do Tesouro Nacional.
Comprar Títulos Públicos Federais
Para investir em títulos públicos é preciso ter um CPF e uma conta corrente em uma instituição financeira, banco ou corretora. A instituição, também chamada agente de custódia, irá intermediar as transações. Escolhida a instituição, ela abrirá uma conta para o interessado operar com o Tesouro Direto.
No contexto atual, são duas as recomendações para quem quer investir em títulos públicos:
Atratividade
Em termos percentuais fixos, em setembro de 2020, o título que melhor remunera os investidores é o Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2031, que paga 7,24% ao ano. Porém, se a inflação subir, um forte candidato é o Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2055, que hoje paga 4,03% mais o índice IPCA.
Edição: no dia 10/02/2020, o Tesouro Direto disponibilizou novos títulos e retirou outros do sistema. O título que mais se aproxima do Tesouro Prefixado 2022, que era originalmente o foco desta matéria, é o Tesouro Prefixado 2023.
Desempenho do Tesouro Direto
Tesouro Direto - Confira as taxas e preços hoje /div>