1. Fogo - É uma reação química de oxidação com desprendimento de luz e calor, esta reação é denominada de combustão. 2. Incêndio - É todo o fogo não controlado pelo homem que tenha a tendência de se alastras e de destruir.
– Fogo, reação química de oxidação, onde há liberação de luz e calor. – Incêndio, é o fogo fora de controle. Para ocorrer o fogo é necessário que haja, calor, oxigênio, e combustível, é o que conhecemos por triângulo do fogo, e na falta de algum desses elementos é impossível, que haja fogo.
Procedimentos para casos de incêndio
Os incêndios florestais podem ser causados por: – fagulhas provenientes de locomotivas ou de outras maquinas automotoras, consumidoras de carvão ou lenha; – perda de controle de queimadas, realizadas para “limpeza” de compôs; – incendiários e/ou piromaníacos.
Significado de Incêndio substantivo masculino Ação ou efeito de incendiar, de queimar ou de ser consumido pelo fogo.
Fogo. ... O fogo gera calor, que pode causar a combustão ou a fusão dos materiais atingidos e danos como trincas e rachaduras nas estruturas. Na extinção do fogo podemos: eliminar o calor: quando o principal agente é a água, podendo ser usada sob a forma de jato pleno, pulverizada ou com jato de água e espuma.
O risco de incêndio é fator determinante dos níveis de exigência das medidas de segurança contra incêndio....Quanto maior for o risco da mesma, mais perto os extintores devem estar do operador, obedecendo os seguintes critérios:
É o valor da carga de incêndio dividido pela área de piso do espaço considerado, expresso em megajoule (MJ) por metro quadrado (m). É o método de cálculo baseado no prévio conhecimento da quantidade e qualidade de materiais existentes na edificação em estudo.
Significado de Megajoule substantivo masculino Unidade de trabalho, igual a um milhão de joules. Símb: MJ. ... Mega + joule.
O número mínimo calculado de extintores deve ser colocado estrategicamente em todo o edifício e a distância mínima a percorrer de 75 pés (23 m) desde qualquer ponto até um extintor não deve ser ultrapassada. Às vezes são necessários mais extintores para satisfazer a regra dos 75 pés (23m) de distância a percorrer.
§ 1º – Em qualquer caso será exigido, no mínimo, duas unidades extintoras por pavimento, exceto nos prédios exclusivamente residenciais e estabelecimentos com risco de incêndio pequeno ou médio, com área construída de até 30 m2 (trinta metros quadrados), onde será exigido apenas uma unidade.
EXEMPLO: Um extintor de Pó Químico ABC de 4 kg, tem uma capacidade extintora de 2-A:20-B:C, mas o que significa isso? As letras fazem referência a classe de incêndio; Os ":" (dois-pontos) separam as classes; E os números indicam justamente a capacidade dentro de cada classe.
Os extintores não devem ser instalados em escadas. Devem estar desobstruídos e devidamente sinalizados de acordo com o estabelecido na NT 20. 5.
Os extintores portáteis possuem peso total de até 20 kg. Os extintores que podem ser fixados na parede são: AP de 10 lts. PQS de 04 a 12 kgs.
Pressão Ruptura: 55 Kgf/cm² (4120 kpa). Peso do rolo: 10,0 Kg.
CO2 - 4/6 kg. Extintor de incêndio portátil, com carga de gás carbônico, de acordo com a norma ABNT NBR 15808. Fabricado a partir de um cilindro de aço sem costura SAE 1541, conforme a norma ABNT NBR 12791. Carga Comum (680 g/L).
Capacidade de peso líquido: 4 kg. Tempo de descarga aproximado: 20 Seg. Indicado para classe de fogo: ABC. Capacidade extintora: 2-A 20-BC.
BC: Este tipo de extintor de incêndio é utilizado para o combate de fogo em líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos. Geralmente, os extintores desse tipo utilizam um pó branco a base de bicarbonato de sódio para cessar o incêndio. ... Normalmente, eles são compostos por um pó amarelo a base de Amônia.
Informações técnicas: Capacidade da carga de água pressurizada: 10l.
Extintor de Pó Químico Seco (PQS): O pó químico comum é fabricado com 95% de bicarbonato de sódio, micropulverizado e 5% de estearato de potássio, de magnésio e outros, para melhorar sua fluidez e torná-lo repelente à umidade e ao empedramento.
O agente extintor forma uma nuvem de pó sobre a chama que visa a exclusão do OXIGÊNIO; posteriormente são acrescidos à nuvem, GÁS CARBÔNICO e o VAPOR DE ÁGUA devido a queima do PÓ. O GÁS CARBONICO é material não condutor de ENERGIA ELÉTRICA. O mesmo atua sobre o FOGO onde este elemento (eletricidade) esta presente.