A tinta látex ou PVA é a mais indicada para a pintura de paredes e tetos de áreas internas que não necessitem de manutenção constante. É uma tinta a base de água que pode ser limpa apenas com um pano úmido.
Nas paredes internas a limpeza pode ser feita com produto antimofo a base de água oxigenada diluída em água. Para aplicar o produto antimofo você deve utilizar uma escova bem macia. Os móveis encostados em paredes com mofo ficam com mau cheiro e os fungos podem penetrar na madeira.
Misture uma colher de chá de água oxigenada em um copo d'água e coloque o conteúdo em um borrifador. Agite bem. Aplique o produto na superfície afetada pelo mofo por completo e, em seguida, deixe a mistura agir por 10 minutos. Para tirar o mofo, molhe um pano no vinagre e limpe a superfície completamente.
Coloque o vinagre em um recipiente maior e misture o bicarbonato. Essa mistura pode ser colocada em um borrifador para ficar mais fácil de ser aplicada. Borrife diretamente na parede, deixa por um período de 10 a 15 minutos e limpe com pano seco, que o bolor vai desaparecer.
A primeira receita é misturar 240 ml de vinagre com 1 colher de chá de bicarbonato de sódio. Mexa bem e coloque em um borrifador. Aplique no local onde há mofo e aguarde alguns segundos. Em seguida, passe uma esponja ou pano para remover a mancha.
Dica: como tirar cheiro de mofo da parede
O bicarbonato de sódio tem sido usado há muito tempo como uma forma de controle barato para o fungo branco nas plantas.
No caso de fungos que podem ser “raspados” das folhas, o cultivador pode escolher um dia de Sol e usar um papel toalha úmido para remover o mofo e até podar as folhas atacadas. Nesses fungos de folha, costuma ser necessário utilizar um borrifador com uma solução antifúngica.
Se o solo for fortemente afetado pelo mofo, a planta deverá ser replantada imediatamente: