A biomassa é um espessante natural, ajuda a engrossar os caldos e dar “liga” nas preparações. Além disso, ela contém baixo índice glicêmico, ou seja, a velocidade com que o carboidrato digerido é processado é mais lento, evitando picos de glicose no sangue, sendo um aliado na prevenção da diabetes.
O alimento conta com vitaminas do complexo B, B1, B2 e B3, que agem no metabolismo da glicose, dos ácidos graxos e aminoácidos, ou seja, ajudam o organismo a utilizar essas substâncias com eficiência. O potássio, o manganês e o fósforo também estão presentes na biomassa de banana verde.
A banana pode ser consumida, porém com cuidados quanto à quantidade. As bananas prata, ouro e maçã são as que têm menos açúcar em sua composição. É importante ressaltar que quanto mais madura a banana, maior seu índice glicêmico. Portanto, pacientes diabéticos devem consumir a banana mais verde ou metade da fruta.
Benefícios Um dos principais benefícios da banana verde cozida, em forma de biomassa, é a prevenção da Diabetes Tipo 2 – também conhecida como insulinodependente – e corresponde a 90% dos casos.
“Não há proibição do consumo de bananas. O diabético deve seguir uma alimentação equilibrada e orientada por um nutricionista”, explica o especialista. No entanto, as frutas são alimentos ricos em açúcar e merecem atenção, já que podem alterar a taxa de glicemia no sangue.
7 frutas que diabéticos podem comer
O primeiro remédio 3 em 1 para o diabetes