Os principais hemocomponentes utilizados na terapia transfusional são: concentrado de hemácias, concentrado de de plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado.
Hemocomponentes são os produtos gerados em serviços de hemoterapia através de técnicas de centrifugação que permitem o fracionamento da bolsa de sangue total em concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado.
Hemocomponentes
Os concentrados de granulócitos (CG) são hemocomponentes obtidos por aférese de doador único, por meio de máquinas separadoras de células, de fluxo contínuo ou descontínuo, cujo rendimento de coleta pode ser melhorado pela utilização de doadores estimulados com a administração de fator estimulador de colônias de ...
Tradicionalmente, o "gatilho" para a reposição de fibrinogênio são valores de 80 a 100 mg/dL. No entanto, alguns estudos sobre hipofibrinogenemia adquirida com sangramentos maciços indicam a necessidade de níveis mais altos (150 a 200 mg/dL), de forma a otimizar a estabilização do coágulo.
Crioprecipitado (CRIO) – é um precipitado originado do descongelamento do PFC em temperatura de 4° C, rico em fator VIII, fator XIII e fibrinogênio. É utilizado em pacientes com deficiência de fatores de coagulação (fibrinogênio e outros).