São exemplos de corpos luminosos: o Sol, a chama de uma vela, ou até mesmo qualquer corpo aquecido até certa temperatura pode se tornar luminoso. São os corpos que não possuem a capacidade de emitir luz própria. Os corpos iluminados apenas refletem a luz que recebem. Ex.: homem, carro, um lápis, etc.
Fontes
Pensando nisso, o Top 5 mostra as principais revoluções nas fontes de luz criadas e utilizadas pelo homem.
Fontes primárias (ou corpos luminosos): fontes que apresentam luz própria. Exemplos: Sol, estrelas, lâmpada acesa, etc. Fontes secundárias (ou corpos iluminados): fontes que não apresentam luz própria. Exemplos: Lua, livro, roupa, caneta, parede, etc.
Sendo a luz do Sol igual ao IRC 100, quanto mais próxima deste número estiver a luz artificial, melhor. Bom IRC, hoje, está na faixa acima de 80. Para ambientes de iluminação mais exigente, mais apurada no sentido de cores, o indicado é que seja igual ou acima de 90.
Na sala de estar diversas luminárias podem ser dimensionadas e posicionadas de acordo com o layout do ambiente. Para a iluminação geral do local, o indicado é utilizar uma luz difusa que espalha e suaviza a intensidade por todo o ambiente. Trata-se de uma luz mais confortável, ideal para ambientes de maior permanência.
Quanto mais lúmens e menos Watts tiver uma lâmpada, menos energia ela consumirá. E para quem precisa de mais luz, com o mesmo formato do bulbo normal, existem as lâmpadas de LED de 14 ou 15 Watts, que rendem cerca de 1.
Spot de led embutido É muito utilizado em quartos, salas e cozinhas. Normalmente ele é embutido em sancas de gesso, mas também pode ser embutido em móveis de madeira, prateleiras e nichos. Esse ipo de iluminação pode deixar o ambiente ainda mais aconchegante, principalmente se combinado com a temperatura de cor quente.
A iluminação com spots pode ser feita com luminárias unitárias ou com trilhos eletrificados. Os modelos unitários podem ser embutidos ou sobrepostos em um forro com bom acesso à fiação elétrica, por exemplo. Já os spots em trilhos são indicados para tetos com um ponto elétrico central.
As lâmpadas de cor mais amarelada são as branco quente e são indicadas para ambientes mais confortáveis. As branco natural são indicadas para ambientes de trabalho e estudo. Já as branco frio são indicadas para ambientes em que se deseja uma iluminação mais potente, como banheiros e cozinhas.
Para que a luz pareça um spot, basta selecionar os círculos das extremidades e deformá-los utilizando a ferramenta Escalar (Scale); depois, esconda as linhas dos círculos. Voilà ! você tem uma luz pronta para utilizar.
Muito utilizado em sala de estar, sala de jantar, quartos e cozinhas, o spot de luz quadrado é normalmente embutido em sancas de gesso. Contudo, sua estrutura permite também ser embutida em móveis planejados, prateleiras, nichos e assim por diante.
1 – Planeje a melhor posição para os spots de LED: Em banheiros e cozinhas a melhor posição dos spots é sobre as pias e bancadas. Utilize o centro da pia como referência ou o comprimento da bancada. Nas salas e quartos devem ser evitados pontos de luz em frente à televisão, para que não sejam refletidos na tela.
O spot de luz é um tipo de luminária moderna e eficiente, que pode fornecer luz direta ou indireta a um ambiente. Quando usado com finalidade decorativa, o spot de luz é ideal para destacar ambientes e objetos.
Na verdade, a resposta é bem simples: o espaçamento entre eles deve ser, em média, de 75 centímetros a 1 metro. Esta medida de distância dá um efeito de cascata (o efeito da luminosidade na parede) mais harmonioso, deixando o ambiente mais leve, porém sem ambientes mal iluminados.
Se a arandela for instalada na parte alta do muro, a caixa deve ser fixada cerca de 1,7 metro acima do nível do chão.
Mas fica a pergunta: qual a distância ideal entre um lustre / luminária pendente e a mesa? A resposta é simples: o mais ideal é que seja entre 70 - 90 cm do tampo da mesa. Assim, iluminam corretamente e ornam melhor com o ambiente ;-)
90 centímetros
Quantos pendentes colocar na bancada As bancadas de cozinha mais comuns tem em média 1,20 m de comprimento e nesse caso é possível colocar entre duas e até quatro luminárias pendente para bancada, tudo dependerá do tamanho escolhido para o pendente.
90 centímetros
de 60 cm a 90 cm
A medida mínima de 2,13 metros de distância do chão também funciona. 2) Se a peça ficar acima de uma mesa, a altura mínima é de 91 centímetros entre o tampo da mesa e o lustre.
Duas metragens balizam a altura da cúpula: a distância ideal entre o corpo do pendente e o tampo da mesa de jantar varia de 70 cm a 90 cm. Assim a peça não bloqueia a visão de quem está sentado e não gera ofuscamento. Também vale considerar a medida entre a base da luminária e o piso: entre 140 cm e 150 cm.
“A altura ideal do lustre ou luminária é de 0,70 a um metro acima da mesa.