→ Principais autores e obras
Resposta. O movimento Pau Brasil , e o movimento Antropofagia, os modernistas mais liberais e os conservadores que seriam os parnasianos. Os modernista tinham uma estética de inovação e experimentalismo com uma linguagem coloquial. Já os conservadores parnasianos prezavam pela métrica , e linguagem formal e hermética.
Formado por Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti del Picchia, o Grupo dos Cinco foi, juntamente com outras pessoas, responsável pelos ideais da Semana de Arte Moderna de São Paulo e posteriores ações modernistas.
o grupo dos cinco foi importante para o modernismo brasileiro pois: 1 ponto estudaram na europa e replicaram a temáticas estrangeira. foram responsáveis pela idealização da semana de arte moderna. foram os críticos dos ideais da semana de arte moderna.
Artistas responsáveis pela Semana de Arte Moderna Liderado por Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Menotti Del Picchia, Oswald de Andrade e Mário de Andrade; o evento aconteceu em 1922 e iniciou a estética modernista no Brasil.
O Grupo dos Cinco foi o conjunto de artistas que liderou a Semana de Arte Moderna no Brasil formado pelas pintoras Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, e pelos escritores Menotti Del Picchia, Oswald de Andrade e Mário de Andrade.
Na ocasião da Semana de Arte Moderna, Tarsila do Amaral, considerada um dos grandes pilares do modernismo brasileiro, se encontrava em Paris e, por esse motivo, não participou do evento. Muitos dos idealizadores do evento eram quatrocentões.
Realizada em uma época de turbulências no âmbito político, social, econômico e cultural, a Semana de Arte Moderna teve como uma das figuras mais importantes, o escritor Mário de Andrade que, lado do escritor Oswald de Andrade e do artista plástico Di Cavalcanti, articulou e organizou o evento.
A Semana de Arte Moderna ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo, em 1922, tendo como objetivo mostrar as novas tendências artísticas que já vigoravam na Europa. Esta nova forma de expressão não foi compreendida pela elite paulista, que era influenciada pelas formas estéticas europeias mais conservadoras.