Representada pelo símbolo “a” é a taxa de variação da velocidade em relação ao intervalo de tempo. De forma simplificada, pode-se dizer que se a velocidade de um objeto modifica com o tempo, ele tem aceleração. Caso a velocidade seja constante (aquela que não varia com o tempo), a aceleração do objeto é nula.
Em Física, a aceleração (representada pelo símbolo a) é a taxa de variação da velocidade em relação ao intervalo de tempo. Ou seja, se a velocidade de um objeto varia com o tempo, ele tem aceleração.
Aceleração é a medida usada na mudança da velocidade de um móvel em relação ao tempo. Aceleração é uma grandeza física vetorial e a sua unidade é o m/s². A aceleração mede a mudança da velocidade em relação ao tempo. Portanto, podemos afirmar que aceleração é a taxa de variação temporal da velocidade de um móvel.
Aceleração escalar média é uma grandeza física que mede a variação da velocidade (Δv) de um móvel em um determinado intervalo de tempo (Δt). A unidade de aceleração no Sistema Internacional de unidades é o m/s². Não pare agora...
A aceleração média é a velocidade de um determinado corpo, por exemplo, um cachorro correndo, ele atinge uma determinada velocidade, uma pessoa andando ela atinge uma determinada velocidade, e assim por diante.
Movimento uniformemente variado é o movimento no qual a velocidade escalar varia uniformemente no decorrer do tempo. O movimento caracteriza-se por haver uma aceleração escalar constante e diferente de 0. EXEMPLOS 1:Calcule a aceleração média de um automóvel que, partindo do repouso atinge 100 km/h em 12 segundos.
A velocidade de um corpo nos diz quão rapidamente ele se move. A aceleração nos diz com que rapidez a velocidade muda. A aceleração é a mudança de velocidade dividida pelo tempo. A palavra “aceleração” aplica-se tanto para o aumento quanto para a diminuição da velocidade.