No segundo período, é onde estão contidos a maior quantidade de elementos químicos essenciais para a vida na terra. No segundo período temos o carbono, o nitrogênio, o oxigênio e o flúor, todos esses são elementos importantes para a vida.
Os metais alcalinos são componentes químicos integrantes da tabela periódica dos elementos, que fazem parte da família 1A, tendo, entre eles, características semelhantes. Esse grupo é formado por seis elementos: Lítio (Li), Sódio (Na), Potássio (K), Rubídio (Rb), Césio (Cs) e Frâncio (Fr).
Exemplos de materiais metálicos: aço, cobre, alumínio, níquel e titânio. Elementos não-metálicos como carbono, nitrogênio e oxigênio podem estar contidos em materiais metálicos. Os metais tem uma estrutura cristalina, na qual os átomos estão arranjados de maneira ordenada.
Minerais metálicos: que contém em sua composição elementos físicos e químicos de metal, que possibilitam uma razoável condução de calor e eletricidade. Exemplos: Ferro, alumínio e cobre. Minerais não metálicos: minérios que não contém em sua composição propriedades de metal.
Estes materiais podem agrupar-se, pela sua afinidade, em diversos grupos: Materiais naturais, como a Madeira, Cortiça, Couro, Fibras (animais, vegetais e minerais) e as Rochas; Metais e suas ligas; Cerâmicos (produtos cerâmicos sólidos e porosos, vidro, cimento e betão);
A metalúrgica atua num campo mais amplo, produzindo vários tipos de metais: alumínio, cobre, titânio e ferro, por exemplo.