Os receptores de estímulos externos são os órgãos dos sentidos: olhos, ouvidos, nariz, língua e pele Os receptores de estímulos internos fornecem informação sobre o estado do organismo (fome ou sede, por exemplo) Os receptores são excitados por estímulos e enviam o influxo nervoso ao cérebro através dos nervos ...
Resposta: Térmicos, elétricos, mecânicos, e até imaginários(psicológicos), nossa pele só não percebe estímulos visuais, mas mesmo assim ainda pode ser estimulada pela a luz.
As terminações nervosas existentes na pele são especializadas em sensações, tais como táteis, calor, pressão e dor. Essa variabilidade de sensações faz com que o tato seja considerado o mais completo entre os cinco órgãos dos sentidos. As sensações táteis são as que detectam o toque, a pressão e a vibração.
Termorreceptores: São receptores que captam estímulos térmicos. Estão distribuídos por toda a pele, ligeiramente mais concentrados nas regiões da face dos pés e das mãos. Mecanorreceptores: São receptores que captam estímulos mecânicos, como a compressão ou o estiramento da pele e de órgãos internos.
É a área de um sistema sensorial em que a presença de um estímulo causa a ativação de um determinado receptor e a transdução do estímulo por ele. Cada receptor tem seu campo receptivo – porém o tamanho de cada campo receptivo varia.