c) mistura racêmica é aquela sem atividade óptica devido a mistura de isômeros que desviam a luz para lados opostos, logo se agruparmos de 2 em 2 (1 dextrogiro e 1 levogiro) será possível fazer 8 misturas racêmicas, visto que existem 8 isômeros de cada um dos tipos.
Mistura racêmica é aquela formada por molécula dextrogira e levogira e que não consegue desviar o plano da luz polarizada. ... Os isômeros dextrogiro e levogiro são chamados de opticamente ativos (IOA).
Os isômeros ativos são as moléculas capazes de polarizar e desviar o plano da luz para a direita ou para a esquerda. Isômeros ativos ou isômeros opticamente ativos (IOA) são moléculas de uma determinada substância química que conseguem realizar a polarização e desvio do plano da luz para a direita ou para a esquerda.
Já para moléculas que possuem mais de um carbono assimétrico, podemos determinar a quantidade de isômeros opticamente ativos e inativos empregando as fórmulas propostas por Van't Hoff e Le Bel: Número de isômeros opticamente ativos = 2n. Número de isômeros opticamente inativos (misturas racêmicas) = (2n )/2.
A isomeria plana é observada a partir da fórmula estrutural. Não tem como calcular o número de isômeros. É necessário conhecer os tipos de isomeria plana e com isso escrever, a partir da fórmula molecular, as estruturas dos isômeros possíveis.
Demonstração dos quatro ligantes diferentes do carbono 4. Demonstração dos quatro ligantes diferentes do carbono 5. Desses oito tipos de isômeros opticamente ativos, quatro são dextrogiros e outros quatro são levogiros.
Se os dois ligantes que apresentarem maiores números atômicos estiverem do mesmo lado do plano, o isômero será cis. Porém, se eles estiverem em lados opostos, será denominado isômero trans.
(UFJF) É correto afirmar que (I) e (II) são: a) isômeros ópticos.