A invalidade dos controles de horário equivale à não apresentaçãodo meio legal de prova pelo empregador, o que induz à presunção de veracidade da jornada informada na petição inicial, naquiloem que não conflitar com a prova produzida e princípio da razoabilidade, conforme entendimento contido no item I da Súmulanº 338 ...
Para a comprovação das horas extras dois tipos de provas podem ser fundamentais: documentos e testemunhas. Ou seja, empregado e/ou empregador podem juntar ao processo documentos que comprovem a jornada ou levar testemunhas em audiência.
Hora extra nada mais é do que exceder as horas de trabalho; e hoje é permitido (dentro da lei) exceder até 2 horas de trabalho por dia. Completando no máximo 10 horas semanais extras.
Tradicionalmente, os proprietários de empresas confiam em uma das três maneiras de controlar as horas de funcionários externos e internos:
O controle de entrada e saída de funcionários pode ser feito de forma automática por meio de um sistema de registro de ponto, como um aplicativo móvel, que facilita e automatiza a vida do RH e do DP.
De acordo com as leis trabalhistas, exitem 3 tipos de controle de ponto, sendo eles: