Retas transversais são retas que cruzam um par ou um feixe de retas paralelas. Ainda pensando nas ruas dos bairros e das cidades, quando temos uma visão panorâmica é possível encontrar ruas transversais. Observe um exemplo na magem abaixo. Imagem 2: Ruas transversais.
Como já dito, duas retas são consideradas concorrentes quando se cruzam em um ponto comum. Essa interseção dá origem a quatro ângulos, que podem ter medidas iguais ou não. Se um dos ângulos formados é igual a 90°, ou seja, é um ângulo reto há um caso de retas perpendiculares.
Ângulos congruentes Dois ângulos são chamados de congruentes quando possuem a mesma medida. Esse conceito é muito confundido com a ideia de igualdade. Para que os ângulos sejam congruentes, eles não precisam ser necessariamente iguais, mas precisam ter a mesma medida. Os ângulos AÔB e DÊF são congruentes.
Verifique que AÔB e CÔD têm a mesma medida. Eles são ângulos congruentes e podemos fazer a seguinte indicação: Assim: Dois ângulos são congruentes quando têm a mesma medida.
Dois ou mais ângulos são considerados congruentes quando possuem a mesma medida.
Medida de um ângulo - amplitude
Para que duas figuras geométricas sejam consideradas congruentes é necessário que os lados correspondentes dessas figuras tenham medidas iguais e que o mesmo aconteça com seus ângulos correspondentes.
Na Geometria Plana é dito que dois triângulos são congruentes quando os lados e ângulos do primeiro triângulo estão em correspondência com os lados e ângulos do segundo triângulo de tal forma que os lados em correspondência têm a mesma medida, assim como os ângulos.
São ângulos que possuem A MESMA MEDIDA. Os dois formam o mesmo ângulo. Na imagem, os dois ângulos são congruentes, observe e bons estudos!
Ângulos congruentes são ângulos com medidas iguais. Ângulos suplementares são dois ângulos cuja soma é igual a 180º.
Já os ângulos suplementares são aqueles cuja soma é igual a 180°. ... Quando temos dois ângulos cuja soma é igual a 90°, eles são chamados de complementares; já quando tempos dois ângulos cuja soma é igual a 180º, eles são chamados de suplementares.
Polígonos congruentes Considere dois polígonos, A e B, que possuem o mesmo número de lados. Se os ângulos do polígono A forem congruentes aos respectivos ângulos do polígono B e, além disso, os lados do polígono A forem proporcionais aos lados correspondentes do polígono B, então esses dois polígonos serão congruentes.
Dois polígonos são semelhantes quando os seus lados correspondentes forem proporcionais e seus ângulos correspondentes forem congruentes. ... Por fim, polígonos com qualquer número de lados podem ser semelhantes, desde que seus lados correspondentes sejam proporcionais e seus ângulos correspondentes sejam congruentes.
Congruência é quando os triângulos são iguais em tamanho e ângulos, ou seja, idênticos. Para saber se são congurêntes, tem uma série de regras e se pelo menos uma delas der certo, eles são. Semelhança é quanto eles tem o mesmo formato, mas tamanhos diferentes, ou seja, são proporcionais.
Polígonos são regiões planas fechadas, constituídas de lados, vértices e ângulos. Dizemos que dois polígonos são semelhantes quando eles possuem o mesmo número de lados e se adéquam às seguintes condições: Ângulos iguais. Lados correspondentes proporcionais.
Figuras semelhantes são aquelas que possuem ângulos correspondentes semelhantes e lados correspondentes proporcionais. Essa proporção entre os lados e a semelhança entre as figuras garantem também a existência de uma propriedade envolvendo suas áreas.
Na Geometria Plana é dito que dois triângulos são semelhantes quando guardam uma proporção entre eles, ou melhor quando os ângulos e os lados do primeiro triângulo estão em correspondência com os ângulos e lados do segundo triângulo, de tal forma que seus ângulos sejam iguais e os lados do primeiro triângulo sejam ...
Dizemos que dois triângulos são semelhantes se dois lados são proporcionais e os ângulos entre esses lados são congruentes, isto é, iguais. A condição para que esses dois triângulos sejam semelhantes é que a razão entre AB e A'B' seja igual à razão entre os lados AC e A'C', ou seja, que os lados sejam proporcionais.