Aceita poda? - recomenda-se podar somente depois da floração principal. Vai na sombra? - deve ser cultivada sob pleno sol ou no máximo a meia sombra quando cultivadas em locais extremamente quentes.
Estes precisam ficar bem atentos, pois as flores duram somente uma noite, floresce do meio ao final do verão, geralmente no mês de janeiro. Elas possuem em média mais de 25 cm e somente abrem à noite, provavelmente porque os insetos que realizam a sua polinização são de hábito noturno.
A pombagira dama da noite é vista como uma espécie de informante, estão por toda parte e conhecem de tudo um pouco. Outra característica importante dessa entidade, é o desenvolvimento de médiuns iniciantes. A entidade contribui para a evolução e para isso, se manifestam em qualquer ponto cantado.
Plantas citadas
Cestrum nocturnum: também conhecida como jasmim da noite, coreana ou rainha da noite, é uma planta arbustiva de porte médio que chega a 1,5 metros, podendo alcançar até 4 metros de altura. Suas flores de forma tubular surgem na primavera e verão e exalam um perfume adocicado.
A Pitaia não é uma dama da noite, se trata de uma fruta, não confundam isso, porque dama da noite, ou seja, Epiphyllum oxypetalum não dão frutos escamados como pitaia. Aqueles frutos que possuem na parte de dentro as cores branca, ou amarela, são bem mais caras. Porque seus pigmentos não colorem a boca.
O inseto responsável pela polinização dessas plantas é a mariposa – e ela só sai em busca do néctar das flores, do qual se alimenta, no final da tarde e à noite. A função do perfume é justamente atrair esses insetos, para que carreguem o pólen de uma flor para outra, garantindo a reprodução da planta.
Com o nome científico de Hylocereus polyrhizus, a pitaya vermelha possui a casca rosa e a polpa avermelhada. Em comum, todas as variedades apresentam um exterior escamoso e sabor doce e suave. Também há quem diga que o gosto lembra o do kiwi e o do melão.
A pitaia, também conhecida como fruta-do-dragão, é o fruto de várias espécies de cactos epífitos dos gêneros Hylocereus e Selenicereus, nativas de regiões da América Central e México, também cultivadas em Israel, no Brasil e na China. O termo "pitaia" significa "fruta escamosa".
Para fazer a enxertia será necessário uma faca afiada e esterilizada em fogo e fita plástica ou adesiva. Deverá ser feito um corte transversal no porta enxerto e outro no enxerto, ambos devem ser fixados um no outro e amarrados com a fita (plástica ou adesiva) para ficarem bem firmes.
R$ 99
Com um ano de idade o pé de pitaya já produz alguns frutos, mas uma boa produção necessita de aproximadamente três anos. Segundo seu Santelino, a fruta tem vários benefícios à saúde.
O plantio de pitaya por sementes é bem simples, porém o tempo até dar frutos é mais prolongado, pode demorar 2 anos ou mais. As sementes devem ser extraídas de plantas maduras, lavadas e semeadas imediatamente em areia lavada ou substrato específico, espalhando algumas no local e cobrindo levemente com areia.
Resistente ao calor, a pitaya necessita de iluminação direta e pouca água para ter um crescimento saudável. A irrigação deve ser cautelosa: confira a umidade do solo sempre que possível, evitando que ele fique encharcado e leve ao apodrecimento das raízes.
Será porque não há outra planta por perto? A pitaia é uma planta que apresenta autoincompatibilidade, portanto, não tem capacidade de realizar a autofecundação. Assim, há necessidade de outra planta próxima para que ocorra a polinização cruzada, fecundação e, consequentemente, formação de frutos.
Na manhã após a antese, as flores são desensacadas e, com auxílio de pincel, o pólen é colocado no estigma da flor, e, em seguida, a flor é novamente ensacada para evitar a interferência de agentes externos.” Ainda segundo Elisson, a polinização artificial é uma técnica simples, e pode ser aplicada pelos pequenos ...
Uma curiosidade importante da polinização da pitaia é que a abertura das flores tem início à noite, a partir das 19h, prolongando-se até às 8h do dia seguinte.
As flores são de habito noturno e possuem grande beleza, sendo bastante usadas para fins ornamentais. Elas são de tamanho grande e de cor branca. As sementes da Pitaya Amarela possuem efeito laxante.
Quando cultivada sob luminosidade excessiva os ramos amarelam e o crescimento é prejudicado, podendo levar à morte da planta. O contrário também é prejudicial: em excesso de sombra, as plantas ficam estioladas e a produção de flores é muito reduzida.
Pitaia, a fruta cor de rosa vibrante que chama atenção pela aparência.
Já a pitaya vermelha (Hylocereus polyrhizus) possui uma coloração só: ela é rosada por dentro e por fora.
O rosa vibrante dessa pitaya vem do licopeno, pigmento fortemente ligado à prevenção de câncer e doenças cardíacas. “Já a de polpa branca contém flavonoides com função antioxidante e anti-inflamatória”, conta a nutricionista. Logo, ambas merecem um cantinho na fruteira.
Pitaya vermelha: tem uma cor rosa-avermelhado por fora e é rosa-vermelha-púrpura por dentro, sendo também encontrada no Brasil; Pitaya amarela: tem a casca amarela e é branca por dentro, sendo mais comum na Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela.