Metais: Os metais constituem a maior parte dos elementos da Tabela Periódica, representando dois terços deles, o que resulta em um total de 87. Alguns exemplos são a prata, ouro, cobre, zinco, ferro, alumínio, platina, sódio, potássio, entre outros.
Os metais são elementos químicos que apresentam como principal característica física a capacidade de perder elétrons e, consequentemente, formar cátions metálicos. Por essa razão, eles podem realizar dois tipos de ligações químicas: a ligação iônica e a ligação metálica.
Elementos representativos são todos os elementos químicos pertencentes aos grupos 1, 2, 13, 14, 15, 16, 17 e 18, também conhecidos como famílias IA, IIA, IIIA, IVA, VA, VI, VIIA e VIIIA, respectivamente.
Esses metais são provenientes de atividades como a mineração, de indústrias de galvanoplastia, e do despejo de efluentes domésticos. ... Mercúrio, chumbo, cádmio, manganês e níquel são alguns dos metais pesados presentes nesses aparelhos.
Dentre os principais metais que causam males à saúde humana, podemos citar:
Os metais pesados são elementos químicos que, na sua forma pura, se encontram sólidos e que podem ser tóxicos para o organismo quando consumidos, podendo causar danos em vários órgãos do corpo, como pulmões, rins, estômago e até cérebro.
Mas, geralmente, os metais pesados não causam nenhum tipo de sintoma no primeiro contato com o organismo humano. Em contrapartida, se acumulam dentro das células e provocam problemas, como lesões no cérebro e alterações nos rins. Ainda, há a possibilidade de aumentarem o risco de doenças, como o câncer.
Outras medidas que ajudam o corpo a eliminar os metais pesados naturalmente são:
Para reduzir o flúor da água você pode fazer água solarizada, uma técnica que permite que esse elemento evapore, tornando a água mais alcalina e salubre.
Manjericão-santo como descontaminante: o estudo “Com uma concentração inicial de fluoreto de 5 ppm, observou-se que o máximo de 94% de fluoreto pode ser removido com uma dose de 75 mg de folhas frescas de manjericão em uma amostra de 100 ml – para um período de contato de 20 minutos”, lê-se neste resumo.
Algumas alternativas que retiram o flúor da água: manjericão santo, ( Ocimum sanctum), sementes de moringa, alumina ativada ou calcinada. ATENÇÃO O Ideal para sua Saúde é realizar esse processo de remoção do cloro e flúor da água que você usa.