“A diferença entre as pressões de dois pontos de um fluido em equilíbrio (repouso) é igual ao produto entre a densidade do fluido, a aceleração da gravidade e a diferença entre as profundidades dos pontos.”
O princípio de Pascal é uma lei da Mecânica dos Fluidos que afirma que a pressão aplicada sobre um fluido em equilíbrio estático é distribuída igualmente e sem perdas para todas as suas partes, inclusive para as paredes do recipiente em que está contido.
Em laboratório, os vasos comunicantes encontram aplicações na determinação de densidade e na medição de pressão. O vaso sanitário utiliza no sifão o princípio dos vasos comunicantes. É por isso que a água fica sempre no mesmo nível, no vaso.
Vasos comunicantes são recipientes geralmente em formato de U que são utilizados para analisar as relações entre as densidades de líquidos imiscíveis e executar estudos sobre a pressão exercida por líquidos.
Resposta. Equilíbrio de dois líquidos miscíveis e imiscíveis em dois vasos comunicantes. Quando se tem um único líquido em equilíbrio contido no recipiente, conclui-se que: a altura alcançada por esse líquido em equilíbrio em diversos vasos comunicantes é a mesma, qualquer que seja a forma de seção do ramo.
COMO SE FAZ Crie uma diferença de pressão entre os dois extremos da mangueira apertando a garrafa cheia ou sugando o ar da garrafa mais vazia. Espere alguns segundos até o nível da água ser igual nos dois recipientes. Em seguida, eleve uma das garrafas e você observará a tentativa da água em se manter no mesmo nível.
A pressão hidrostática no fundo de recipientes de diferentes formas, quando preenchidos numa mesma altura com um mesmo líquido, terão o mesmo valor. Esse fato é chamado de paradoxo hidrostático.
Significado de Comunicante adjetivo Que comunica. Que tem ligação com: vasos comunicantes.
Uma vítima comunicante é uma vítima que sofreu um crime, violento ou não, por exemplo, um estupro, que, após o ato, a própria vítima comunica aos órgãos competentes como a polícia, ou seja, é a vítima que procura a ajuda da polícia.
1. Pessoa ou animal oferecida em sacrifício aos deuses ou num ritual religioso. 2. [Por extensão] Pessoa que morre ou que sofre pela tirania ou injustiça de alguém.
A palavra "vítima"(adjetivo) recebe acento por ser uma proparoxítona, e como sabemos, todas palavras proparoxítonas são acentuadas.