A grande tarefa da economia como área de estudos é compreender e organizar a distribuição dos recursos produtivos, que são escassos por natureza. Seu estudo ajuda a combater a escassez natural ao responder algumas perguntas básicas, a exemplo de: O que deve ser produzido? Qual quantidade deve ser produzida?
Economia política é a ciência que estuda as relações sociais de produção, circulação e distribuição de bens materiais que visam atender as necessidades humanas, identificando as leis que regem tais relações.
A Economia possibilita que o Administrador direcione recursos escassos para atingir mais eficientemente suas metas. Neste processo de tomada de decisões é importante saber qual informação é necessária para alcançar melhores resultados.
O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que mede o avanço na produção de bens e serviços em uma economia, é muito importante por diversos motivos. ... O mais natural é que ele busque adiar investimentos, o que impactaria logo adiante nos níveis de atividade econômica (PIB) e emprego.
Como se calcula o crescimento econômico de um país?
Como mostrado, crescimento e desenvolvimento econômico são fundamentais para qualquer país, porém, são índices diferentes. Enquanto o crescimento econômico é voltado para produção, consumo e enriquecimento, o desenvolvimento está mais ligado a ideia de qualidade de vida, considerando diversos fatores.
atualmente. Trata-se do tema crescimento econômico, ou simplesmente crescimento, mensurado através da explicitação de índices como Produto Interno Bruto - PIB, Produto Nacional Bruto – PNB, Renda Per Capita, entre outros. Sobre isso se faz oportuno observar o que diz o relatório da Unesco (1999, p.
Tal desenvolvimento é capaz de gerar riquezas e melhoria na qualidade de vida da população de uma região, enquanto contribui para o equilíbrio social, o respeito ao meio ambiente e à cultura regional. ...
País em desenvolvimento ou país emergente são termos geralmente usados para descrever um país que possui um padrão de vida entre baixo e médio, uma base industrial em desenvolvimento e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) variando entre médio e elevado.
Assim, o desenvolvimento sócio econômico e ambiental que nos interessa deve considerar a dimensão integral e equilibrada das relações entre seres humanos, os outros seres vivos, os recursos naturais e o planeta como um todo.
O Ibama coloca-se hoje como uma instituição de excelência para o cumprimento de seus objetivos institucionais relativos ao licenciamento ambiental, ao controle da qualidade ambiental, à autorização de uso dos recursos naturais e à fiscalização, monitoramento e controle ambiental.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), órgão federal criado pela Lei nº 7.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é uma autarquia federal dotada de personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e financeira, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), conforme Art. 2º da Lei nº 7.