Voltímetro: instrumento utilizado para medir a diferença de potencial entre dois pontos; Amperímetro: instrumento utilizado para medir correntes elétricas com escalas (ordem de grandeza) variáveis; Galvanômetro: instrumento utilizado para medir corrente elétrica com escalas geralmente pequenas.
Para medir a corrente em um circuito elétrico deve-se ligar o amperímetro em série com o circuito. Contudo, esse aparelho possui em seu interior uma resistência elétrica, cujo valor deve ser acrescido à resistência do circuito ao realizar os cálculos.
O wattímetro é um instrumento que permite medir a potência eléctrica fornecida ou dissipada por um elemento. O wattímetro implementa o produto das grandezas tensão e corrente eléctrica no elemento, razão pela qual a sua ligação ao circuito é feita simultaneamente em série e em paralelo (Figura 1.
Abra a Garra do alicate e introduza um único fio condutor no espaço livre. Nunca introduza mais do que um fio simultanea- mente dentro do alicate, caso contrário será impossível fazer a medição. c. Pressione o botão e o display principal irá exibir o valor True Rms da corrente.
O wattímetro – também conhecido como medidor de energia – é um instrumento que faz a medição da potência elétrica fornecida ou devastada por um elemento. Ela se dá simultaneamente pelos valores de tensão e corrente, e os multiplica para obter a potência em watts.
Medir potência com multímetro é mais simples do que parece, usando um alicate amperímetro ou um multímetro é possível medir a corrente elétrica e a tensão elétrica e com isso calcular a potência elétrica.
P = V x I (Potencia = Voltagem x Corrente) Exemplo: a voltagem medida foi de: 225 Volts e a corrente foi de 1,5 Ampère, logo a potencia real do aparelho é igual a: 225 x 1,5 = 337,5 W = 0,3375 kW.
Assim, temos a seguinte fórmula: P(cv) = U(V) . A potência está em cavalo-vapor, pois é a potência que sabemos a priori do motor. Tanto a tensão U e a corrente i são de linhas.