Conceito: A zona termicamente afetada (ZTA), também denominada de zona afetada pelo calor (ZAC) é a região, compreendida entre a zona fundida e o metal de base não afetado termicamente, que sofreu modificação das propriedades mecânicas e/ou metalúrgicas, devido a imposição do aquecimento (mudança brusca de temperatura) ...
Plana (flat): A soldagem é feita no lado superior de uma junta e a face da solda é aproximadamente horizontal. Horizontal (horizontal): O eixo da solda é aproximadamente horizontal, mas a sua face é inclinada. Sobrecabeça (overhead): A soldagem é feita do lado inferior de uma solda de eixo aproximadamente horizontal.
A ZTA é um achado da colposcopia e significa Zona de Transformação Anormal. Essa ZTA pode significar uma alteração no colo uterino provocada pelo HPV. A depender do achado do seu Papanicolaou e das alterações ao exame físico, a colposcopia com biópsia pode ser necessária.
a) Zona Fundida (ZF): região onde o material fundiu-se e solidificou-se durante a operação de soldagem. As temperaturas de pico nesta região foram superiores a temperatura de fusão do material (Tf); ... c) Metal de Base (MB): região mais afastada do cordão de solda e que não foi afetada pelo processo de soldagem.
Zona de ligação (ligation zone): região da junta soldada que envolve a zona que sofre fusão durante a soldagem.
Ao utilizar calor durante o processo de soldagem, alterações na estrutura dos materiais metálicos são realizadas. Quase sempre, a soldagem reproduz os fenômenos que acontecem durante um processo de fundição. É nessa área que uma série de fenômenos metalúrgicos ocorrem. ...
Energia de soldagem (E) é a energia introduzida o metal de base por unidade de comprimento do cordão de solda. A energia de soldagem é calculada por meio de uma equação na qual o produto V.I tem unidade de potência e está relacionado com a energia elétrica produzida no arco elétrico pelo equipamento de soldagem.
Soldagem ou soldadura é um processo que visa a união localizada de materiais, similares ou não, de forma permanente, baseada na ação de forças em escala atômica semelhantes às existentes no interior do material e é a forma mais importante de união permanente de peças usadas industrialmente.
4.
Zona termicamente afetada (em inglês: Heat-Affected Zone - (HAZ)) é a região da solda que não se fundiu durante a soldagem, porém teve sua microestrutura e propriedades alteradas pelo calor induzido pela soldagem ou operações de corte.
Os principais efeitos estruturais são distorções geométricas e tensões residuais.
4. Qual a finalidade do tempo de permanência na temperatura de tratamento? ... Quanto maior o tempo, maior a segurança da completa dissolução das fases para posterior transformação, e maior será o tamanho do grão. A temperatura depende do tipo de material e da transformação de fase ou microestrutura desejada.
Definição. No aquecimento para o recozimento, a temperatura deve situar-se a mais ou menos 50°C acima do limite superior da zona crítica . Para os aços hipoeutetóides, acima do limite inferior da zona crítica (linha A3).
O recozimento pleno é feito com o objetivo de reduzir o máximo a dureza do aço. Por meio do recozimento pleno é possível aumentar a dutilidade e a usinabilidade do aço além de controlar seu tamanho de grão.
Pré-aquecimento: O pré-aquecimento consiste em introduzir uma fonte de calor adicional na peça quando se executa uma soldagem; no entanto, muitos não o consideram como um tratamento térmico. ... Em metais com alta condutibilidade térmica, facilita as operações de soldagem.
pós-aquecimento Consiste em aquecer a junta soldada sob temperaturas da ordem de 150°C a 300°C durante um períodode uma a quatro horas, imediatamente após a soldagem, e aproveitando o pré-aquecimento. As temperaturas e os tempos são diretamente proporcionais à quantidade de liga do material e da espessura.
Um defeito de soldagem é qualquer falha que compromete a utilidade de uma junta soldada. Há uma grande variedade de defeitos de soldagem. Estes são classificados de acordo com a norma ISO 6520, enquanto seus limites aceitáveis são especificados na norma ISO 5817 e ISO 10042.
O ciclo térmico de soldagem é o lugar geométrico dos pontos de variação da temperatura em função do tempo, em uma distância fixa a partir do centro do cordão. O ciclo térmico está relacionado às transformações de fase que ocorrem durante o resfriamento da junta soldada.
A causa pode ser uma corrente de soldagem muito baixa ou uma velocidade de soldagem inadequada. Esse defeito ocorre em chapas grossas como, resultado de imperfeições no metal de base acentuadas pelas deformações de soldagem e projeto de junta inadequado.
Quais os defeitos mais comuns na solda tig e como resolvê-los?
Descontinuidade X Defeito O termo denota rejeição. Descontinuidade: É uma interrupção da estrutura típica da solda, tal como um falta de homogeneidade nas suas características mecânicas, metalúrgicas ou físicas. Uma descontinuidade não é necessariamente um defeito.
Significado de Descontinuidade substantivo feminino Condição do que é descontínuo, interrompido. Interrupção; redução ou cessação da continuidade. Variação; conjunto de alterações ou modificações frequentes. ... [Matemática] Ponto de descontinuidade; característica da função descontínua.
Descontinuidades
Soldagem TIG (Tungsten Inert Gas) ou GTAW (Gas-Shielded Tungsten Arc Welding) é um processo que utiliza um eletrodo sólido de tungstênio não consumível. ... Como não é gerada escória, a chance de inclusão da mesma no metal de solda é eliminada, e a solda não necessita de limpeza no final do processo.
SOLDAGEM MANUAL A tocha é então inclinada em 15 graus e é movida ao longo da junta para fundir progressivamente as superfícies. O material de adição é adicionado, se frio, no início da poça. Deve-se tomar um cuidado especial para manter sempre a ponta do arame de adição dentro do fluxo do gás de proteção.
Consumíveis de soldagem : Arames Tubulares, Arames MIG, Eletrodos Revestidos, Varetas TIG, Ligas de Brasagem.
Há diversos processos de soldagem, mas basicamente 3 são os mais comuns:
As posições de soldagem dividem-se em 4, plana, horizontal, vertical e sobre-cabeça. Devemos lembrar que podem ser tanto para filete como para chanfro.
Os métodos mais comuns utilizados nas indústrias atualmente são: soldagem a arco manual, soldagem MIG, soldagem TIG e, um método que tem ganhado muito espaço nos últimos anos, é a solda a laser.
MIG/MAG