As chuvas são precipitações de água que evaporam a partir da incidência solar e do calor. Elas ocorrem pela formação de nuvens (gotículas de água suspensas no ar), as quais se condensam gerando as precipitações. Basicamente, há três tipos de chuvas: orográficas, convectivas e frontais.
O efeito orográfico refere-se a uma relação existente entre a atmosfera e a superfície terrestre. Assim, esta pesquisa teve como objetivo principal fazer uma análise da distribuição da pluviosidade ao longo de um transecto de 18,8 quilômetros de extensão, entre os municípios de Fundão e Santa Teresa...
Significado de Orografia substantivo feminino Estudo ou tratado a respeito do relevo terrestre.
Chuva orográfica, ou chuva de relevo, é a designação dada em meteorologia à precipitação que ocorre quando uma massa de ar carregada de humidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha. O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais húmido) é empurrado para cima.
O ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais úmido) é empurrado para cima. Com a queda de temperatura, o vapor se condensa, provocando chuva. As chuvas orográficas são de pequena a média intensidade e longa duração. Ocorrem a barlavento, ou seja, na vertente da montanha para onde o vento sopra.
A chuva convectiva é caracterizada pela subida do ar quente e descida do ar frio. Chuva convectiva, também conhecida como chuva de verão, ocorre devido à diferença de temperatura na superfície próxima às camadas da atmosfera terrestre.
As chuvas têm causado prejuízos em vários locais do Distrito Federal. O excesso no volume de água provoca alagamentos, quedas de árvores, buracos no asfalto, falta de energia e danifica automóveis.
Os fatores climáticos são as condições que determinam ou interferem nos elementos climáticos e os climas deles resultantes. ... Os principais fatores climáticos são: latitude, altitude, maritimidade e continentalidade, massas de ar, vegetação, correntes marítimas e até o relevo.
Formação da chuva O calor faz a água evaporar, ou seja, virar vapor, que se eleva no ar. À medida que esfria, o vapor de água volta ao estado líquido em forma de gotículas. ... Por fim, as gotas ficam pesadas demais para continuar na nuvem e caem como chuva na Terra. Assim recomeça o ciclo da água.
E como ocorre a chuva, afinal? A chuva ocorre graças ao Sol que fornece energia fazendo a água evaporar, transformando-se em vapor de água que posteriormente se mistura com o ar. Devido à água ser mais leve que o ar, ela sobe direto para a atmosfera e o vapor de água transforma-se em nuvens.
Chuva é um fenômeno meteorológico que resulta da precipitação das gotas líquidas ou sólidas da água das nuvens sobre a superfície da Terra. ... Quando duas pequenas gotas d'água se unem e com isto formam somente uma gota, que possui dimensões maiores, dizemos que ocorreu um fenômeno denominado coalescência.
No ciclo da água, a chuva cai no mar ou na terra. Ao atingir o solo permeável, parte da água que se infiltra é absorvida pelas raízes das plantas. ... Ao cair sobre as cidades e outros locais com capacidade reduzida de absorver a água, ela acaba escorrendo pela superfície, podendo causar grandes enxurradas e inundações.
A água da chuva se infiltra no solo, de que pode ser utilizada pelas plantas para a transpiração, além disso, retorna para a atmosfera através de evaporação a partir da superfície do solo e outro se infiltração suficiente pode passar abaixo da zona radical como lençol freático.
Resposta. Resposta: porque ela evapora antes de ser absorvida.
A grande parte da água da chuva corre pela superfície formando as Enxurradas. Cada vez que a cidade se "desenvolve", mais e mais o solo vai tornando cada vez menos permeável. ... Como não existe rede de águas pluviais, toda a água da chuva corre pelas ruas.
A força das águas das enxurradas geralmente provoca o arraste de parte do solo causando erosões nas encostas, principalmente naquelas que não possuem proteção adequada. O solo que é arrastado pelas enxurradas, é conduzido até o leito dos cursos d'água onde se deposita, causando o assoreamento dos mesmos.
Você já percebeu que toda vez que chove muito as ruas se enchem de água? Em alguns lugares da cidade a água é tanta que chega a alagar a rua toda. ... Elas ocorrem quando um rio, córrego, lago recebe um volume de água maior ao que pode suportar, acontecendo os transbordamentos.
As enchentes aumentam a sua freqüência e magnitude devido à ocupação do solo com superfícies impermeáveis e rede de condutos de escoamentos. O desenvolvimento urbano pode também produzir obstruções ao escoamento como aterros e pontes, drenagens inadequadas e obstruções ao escoamento junto a condutos e assoreamentos.
Essa água que era para ser absorvida pela vegetação do local, acaba ficando acomulada nas ruas, becos, entre outros, assim inundando a área urbana e causando prejuízos, não só para a população, mas também para a região pois toda a água poderia estar beneficiando os parques, áreas vegetadas e melhorando a vida das ...
1) Chove, cai na superfície da terra, evapora, chove, cai na superfície da terra, evapora. Este é o fenômeno denominado EVAPORAÇÃO. 2) O vapor da água esfria, se acumula na atmosfera e condensa na forma de gotículas, que formarão as nuvens e nevoeiros. Aqui ocorre o processo de CONDENSAÇÃO.
A força das águas das enxurradas geralmente provoca o arraste de parte do solo causando erosões nas encostas, principalmente naquelas que não possuem proteção adequada. O solo que é arrastado pelas enxurradas, é conduzido até o leito dos cursos d'água onde se deposita, causando o assoreamento dos mesmos.
Ao cair, a água da chuva pode percorrer três caminhos: