Pragas do feijão de fases iniciais
Para acabar com pulgão do algodoeiro, é recomendado fazer controle com químicos (inseticida) e cobrir o solo com material repelente ao inseto.
Gorgulho aquático ou bicheira do arroz (Oryzophagus oryzae) Considerada uma das pragas mais importante da cultura do arroz irrigado. Seus adultos possuem coloração cinza e começam seu ataque no início do período quente, nos meses de setembro a dezembro.
Apesar da aparência desagradável, consumir arroz infestado por carunchos não faz mal à saúde. - Não há perigo. Pode comer até cru. ... A recomendação para evitar o caruncho é não armazenar arroz e farinhas por períodos muito longos.
Ou então no arroz, no feijão, na farinha, no achocolatado... Esses bichinhos são chamados de carunchos, uma praga urbana bastante comum nos alimentos. Além dele, é possível encontrar traças, pelos de roedores, baratas e moscas em muitos alimentos industrializados.
Se notar a presença dos carunchos, jogue imediatamente o alimento fora e lave os potes com água e sabão. Todos os resquícios devem ser eliminados, inclusive os ovos que poderiam ocasionar uma nova infestação.
três dias
Para saber exatamente quantas bactérias há nos alimentos que ficam até 3 horas fora da geladeira, o programa levou algumas amostras de arroz, feijão, frango e carne para análise em laboratório. Essa contagem só é possível após dois dias, que é o tempo necessário para os micro-organismos serem vistos a olho nu.
A primeira dica para armazená-los fora da geladeira é abusar da água. Mergulhe os recipientes numa pia com água fria. Mas também não dá para fazer milagre. Nesses casos, o prazo de validade é menor – recomenda-se consumir os alimentos em menos de 24 horas.
Essa contagem só é possível após dois dias, que é o tempo necessário para os micro-organismos serem vistos a olho nu. Segundo os especialistas, toda comida contém bactérias, e o que a deixa imprópria para o consumo é a quantidade e o tipo desses micróbios.