Como o título indica, a canção faz uma referência direta aos filmes de faroeste, onde os cowboys matam e morrem em duelos pela sua honra. O protagonista, contudo, faz parte da realidade brasileira. É identificado como “caboclo”, ou seja, um homem do sertão e também alguém gerado através da miscigenação racial.
Legião Urbana
1987
Renato Russo
Renato Russo: Quem um dia irá dizer que existe razão... Quem um dia irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo coração?
Apesar da explicação do cantor, mais adiante na entrevista, ele acaba admitindo que sim, o Eduardo e a Mônica existem, mas ele não podia revelar por um pedido do próprio casal. Anos mais tarde, os fãs finalmente mataram a curiosidade e foi revelado que a Mônica da vida real se chama Leonice de Araujo Coimbra.
Assim como nos versos, Eduardo joga botão; já Mônica, 25 anos, estuda medicina e gosta do mundo das artes. ... O diretor de arte Tiago Marques, da franquia “Tropa de elite”, quis entranhar na cenografia alusões aos universos particulares das duas metades do casal. Como se sabe, ela é de leão e ele tinha 16.
Mônica era uma mulher que já estava na faculdade de medicina e era do signo de leão. De acordo com a astrologia, pessoas deste signo se interessam por indivíduos que possam dar segurança em suas relações, o que definitivamente não é o que seria encontrado em um garoto de 16 anos.
o namoro de duas pessoas que podem ser consideradas opostas.