A relação de suserania e vassalagem existente entre reis e nobres medievais era uma das principais formas de organização política na Idade Média. A sociedade feudal era estamental, isto é, dividida em classes com funções muito bem definidas, e na qual a ascensão social era bastante difícil.
A sociedade medieval era hierarquizada; a mobilidade social era praticamente inexistente. Alguns historiadores costumam dividir essa sociedade em três ordens: a do clero; a dos guerreiros e a dos camponeses.
adjetivo Relativo, característico ou pertencente à Idade Média. [Figurado] Característica daquilo ou de quem é ultrapassado, antigo ou conservador: o governo ainda tinha uma visão medieval sobre as mulheres. Etimologia (origem da palavra medieval). Do latim "mediu-", meio + "aevu-", idade; pelo francês "médiéval".
A sociedade feudal fazia serviços em troca de terras e coisas de pequenos valores, quanto à sociedade escravagista não era recompensada por seus serviços de forma alguma.
A diferença é que em uma sociedade escravista o principal modo de produção é através da mão de obra escrava, enquanto na sociedade com escravos o modo de produção é outro que não escravo.
A Sociedade Estamental ou de Estados representa a estrutura social típica do sistema feudal medieval, dividida nos estamentos (grupos sociais), onde quase não existe mobilidade social, ou seja, a posição do indivíduo na sociedade dependerá de sua origem familiar, por exemplo: nasceu servo, morrerá servo.
Significado de Escravocrata Defensor da escravatura, do sistema que sujeita alguém à escravidão, à sujeição e perda de liberdade; escravagista. adjetivo Em que há escravos; em que domina a escravidão; escravismo: período histórico escravocrata. ... Escravo + crata.
Pessoa escravizada por um senhor: 1 escravizado, cativo, vassalo. Pessoa que está submissa a algo ou alguém: 2 submisso, dependente, prisioneiro, dominado, sujeito, subjugado.
Na sociedade escravista os meios de produção (terras e instrumentos de produção) e os escravos eram propriedade do senhor. ... Os senhores eram proprietários da força de trabalho (os escravos), dos meios de produção (terras, gado, minas, instrumentos de produção) e do produto de trabalho.
Significado de Escravatura substantivo feminino Compra e venda de escravos; comercialização de pessoas definidas como propriedades; escravidão. ... Escravo + a + tura.
Seus principais defensores foram Joaquim Nabuco, José do Patrocínio e Jerônimo Sodré. A outra tendência era mais radical, porque defendia a ideia de que o fim da escravidão deveria ser conquistada pelos próprios escravos, através da insurreição e lutas de libertação.
Para eles, a compra e venda de escravos diz-se «tráfico de escravos»; domínio absoluto de uma pessoa sobre outra e respectiva descendência, que ficam sendo sua posse, diz-se «escravidão»; e «escravatura» é apenas outra forma de dizer «escravaria», uma grande quantidade de escravos.
dia 13 de maio de 1888
Eras moderna e contemporânea
25 de fevereiro de 1869
Brasil
Simplesmente porque a escravidão era mais enraizada na cultura brasileira. O Brasil sempre dependeu mais de trabalho escravo do que o restante da América Latina. Apenas os Estados Unidos tinham igual dependência, porém lá a escravidão foi abolida por meio da guerra e assim de maneira abrupta.
Índice de 2014