Se ele recebe o calor e a escovação, ele fica liso ou com cachos mais soltos por um tempo. Se, por outro lado, o fio é enrolado em bigudinhos, o resultado é que o cabelo fica enrolado de maneira permanente – ao menos, enquanto dura a ação do tioglicolato de amônia, que é o produto utilizado para relaxar os fios.
O permanente afro é um procedimento químico para definir os cachos. Ele é recomendado para quem tem cabelos afro sem nenhum tipo de ondulação e quer cachos com forma.
Quem pode fazer permanente afro no cabelo
A regra de ouro para tingir e fazer um permanente no cabelo é fazê-lo primeiro e tingi-lo depois, o que preservará a nova cor dos fios. Fazer um permanente e depois tingir com corantes não-metálicos clareará sua cor — por exemplo, o cabelo tingido de um tom de cobre se torna laranja após o permanente.
A única advertência, segundo o profissional das estrelas, Papanikolas, é que as permanentes são mais difíceis de segurar em cabelos muito descoloridos com luzes. ... Papanikolas sugere a permanente em cabelos naturais ou cabelos com um único processo químico – por exemplo, cabelos que são apenas tingidos e sem luzes.
Os conselhos da manutenção da permanente afro são simples e preciosos: usar o shampoo certo para uma boa lavagem, condicionador e máscara uma ou duas vezes por semana mantém o cabelo agredido pela química com um aspecto saudável.
Saiba como cachear os cabelos quimicamente alisados Por isso, use produtos específicos para esse tipo de fio no banho e sempre aplique protetores térmicos antes da secagem", pontuou. Depois, use a mousse em todo o comprimento e pontas, ondulando mecha a mecha no babyliss e finalizando com um spray de fixação.
Usar shampoo anti-resíduo pode acelerar o processo de volta aos cachos. Um truque caseiro para enfraquecer a aparência alisada nos cabelos é apostar no uso do shampoo transparente ou anti-resíduo. Por serem altamente limpantes, esses produtos abrem as escamas capilares, tirando o efeito superalisado da progressiva.
O primeiro passo é parar com progressiva de vez! Nesse caso, o ideal é interromper o uso de qualquer tipo de produto que interfira ou mude a textura do seu cabelo. No entanto, o tempo até voltar completamente aos cachos é muito pessoal, pois depende do período que você ficou alisando os cabelos, entre outros fatores.
Os shampoos de limpeza profunda podem ser uma boa alternativa para quem quer saber como tirar a progressiva do cabelo. Também chamados de shampoos antirresíduos, eles ajudam a eliminar de forma mais rápida o produto da escova progressiva nos fios.
Hidratação semanal e tratamentos à base de queratina, como a selagem dos fios, amenizam o problema, mas também reduzem o efeito da progressiva.
O shampoo antirresíduos pode ser um aliado na retirada da química. O produto é conhecido por realizar uma limpeza profunda nos cabelos, já que é capaz de retirar substâncias de forma mais intensa. E, assim como acontece com as colorações, ele também pode ajudar na retirada do excesso de química nas madeixas.
Pode lavar os cabelos diariamente sem comprometer o resultado. A queratina vai sendo expelida pelos fios com o passar do tempo, mas isso não tem nada a ver com a lavagem. Com o passar das semanas, o cabelo volta naturalmente ao normal. Procure utilizar produtos específicos para cabelos quimicamente tratados.
Para ele, o ideal é lavar os cabelos de três a quatro vezes por semana, dando um intervalo de um dia entre uma lavagem e outra.
2. Lave em dias alternados. A progressiva cria uma espécie de capa sobre os fios, que dura de 30 a 40 lavagens. Assim, quanto mais lavar o cabelo, mais rápido ela some.
Modo de fazer:
Ingredientes: