Das 20 línguas com o maior número de falantes nativos de acordo com o Ethnologue, 10 são indo-europeus: espanhol, inglês, hindustani, português, bengali, russo, punjabi, alemão, francês e marati, representando mais de 1,7 bilhão de falantes nativos.
Dá-se o nome de povos indo-europeus a um conjunto vasto de grupos humanos que falam um dos numerosos idiomas relacionados com o sânscrito, tais como: o indo-ariano, o iraniano, o arménio, o helénico, o italo-celta, o germânico e o eslavo.
Os proto-indo-europeus devem ter feito distinção entre gêneros diferentes de deuses, tal como o Aesir e o Vanir da mitologia nórdica e os titãs e os deuses olímpicos da mitologia grega.
As línguas mais faladas Indo-Europeu por falantes nativos são Espanhol , Hindustani (hindi-urdu) , Inglês , Português , Bengali , Punjabi , e russo , cada um com mais de 100 milhões de falantes, com alemão , francês , Marathi , italiano e persa também ter mais do que 50 milhões.
Indo-europeu: a maior família linguística Além do português, também o francês, o italiano e o espanhol pertencem a essa família. Outras línguas aparentemente diferentes das nossas se juntam a esse tronco linguístico: o grego, o russo, o armênio e o alemão, por exemplo.
Indo-europeu - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Diz-se que o português tem origem remota no indo-europeu. ... O indo-europeu foi reconstruído teoricamente por linguistas, a partir da comparação das línguas cuja existência pôde ser certificada.
Significado de indo-europeu [Linguística] Grande grupo de línguas pertencentes à mesma família linguística da qual fazem parte o anatólico, o báltico, o celta, o eslavo, o germânico, o itálico, o albanês, o armênio e o grego; faladas em parte da Ásia e da Europa.
Significado de Indo prefixo Elemento de formação de palavras que traz consigo a ideia de Índia ou indiano: indo-europeu (relativo à Índia e à Europa). substantivo masculino [Linguística] Grupo de línguas indo-europeias da Ásia; indo-ariano. Etimologia (origem da palavra indo). Do latim Indu- "indiano".
línguas itálicas
Veja a lista com 9 países que possuem a língua portuguesa como idioma oficial:
Existiam duas modalidades do latim: o latim vulgar e o latim clássico.
Existiam duas modalidades do latim: o latim vulgar (sermo vulgaris, rusticus, plebeius) e o latim clássico (sermo litterarius, eruditus, urbanus). O latim vulgar era somente falado.
Resposta. Resposta: Por que era a língua falada pelo povo romano, que se situava no pequeno estado da Península Itálica, o Lácio.
As chamadas línguas românicas, também conhecidas como línguas neolatinas ou línguas latinas são idiomas que integram o vasto conjunto das línguas indo-europeias que se originaram da evolução do latim, principalmente do latim vulgar, falado pelas classes mais populares.
Palavra que designa o conjunto das línguas românicas, correspondendo, numa fase de transição entre o latim e as línguas vulgares, à linguagem que precedeu cada uma das línguas românicas modernas.
Principais línguas neolatinas
Romanço (ou romance) é a designação comum das diferentes línguas que se iam criando nas condições acima referidas, quando ainda estavam numa fase não muito diferenciada relativamente ao latim.
Significado de Superstrato substantivo masculino [Linguística] Camada linguística que, sobreposta a outra, por motivos de invasão ou colonização, se dissolve na língua do povo vencido, deixando, porém, seus traços específicos principalmente nos domínios do léxico (empréstimos), da fonética e da morfologia.
Podemos considerar três fases na evolução da língua portuguesa: proto-histórica, até ao séc. XIII (ainda muito ligada, na escrita, ao latim bárbaro), arcaica, até ao séc.
O domínio cultural e político dos romanos na península Ibérica impôs sua língua, que, entretanto, mesclou-se com os substratos linguísticos lá existentes, dando origem a vários dialetos, genericamente chamados romanços (do latim romanice, que significa "falar à maneira dos romanos").
O latim vulgar foi o idioma levado pelos soldados para as áreas conquistadas no Império Romano porque era a língua oficial de Roma. Românico: são as línguas que resultaram da diferenciação ou do latim levado pelos conquistadores romanos. Com as sucessivas transformações o latim é substituído por dialetos.
Geralmente, uma nova língua nasce de outra já existente, num processo que pode durar séculos. O português e o francês, por exemplo, surgiram do latim. Mas também é possível que não haja uma só raiz. É o caso das chamadas línguas germânicas, como o alemão e o dinamarquês.
substantivo feminino Conjunto dos países que falam português ou têm a língua portuguesa como língua materna. Condição de lusófono; característica de quem fala língua portuguesa: o crescimento da lusofonia pelo mundo.
A lusofonia tem bastante importância para os falantes da Língua Portuguesa pois a partir dela nota-se a identidade cultural de indivíduos de países como o Brasil, Portugal, Angola, Moçambique. A língua portuguesa falada no Brasil veio de Portugal. Muitos lugares inclusive receberam influência do sotaque de lá.