A teoria do valor-trabalho é o reconhecimento de que em todas as sociedades, o processo de produção pode ser reduzido a uma série de esforços humanos. Assim, Smith afirmou que o pré-requisito para qualquer mercadoria ter valor era que ela fosse produto do trabalho humano. ...
Adam Smith é considerado o pai do liberalismo, sendo um dos pensadores e economistas mais importantes da história. Sua obra influenciou diretamente em áreas como: crescimento econômico, ética, educação, divisão do trabalho, livre concorrência, evolução social, entre outros assuntos. ... Smith é formado em filosofia.
O liberalismo surgiu no século XVII como um conjunto de teorias políticas que sustentaram uma luta estrutural e política contra o Antigo Regime, ou seja, contra a monarquia absolutista. ... Os principais teóricos do liberalismo clássico são Adam Smith, Alexis de Tocqueville e Benjamin Constant.
O liberalismo econômico é uma doutrina surgida no século XVIII e seu principal representante é o escocês Adam Smith (1723 -1790). O liberalismo econômico defende a não-intervenção do Estado na economia, a livre-concorrência, do câmbio-livre e da propriedade privada.
224). 7. (PUCCAMP 2017) Faz parte das características do pensamento liberal europeu, no século XIX, a defesa: a) da liberdade de imprensa e de ações afirmativas visando à reparação estatal a grupos discriminados.
A principal diferença entre o Liberalismo e o Mercantilismo é que o Liberalismo defende a não-intervenção do Estado na economia enquanto que o Mercantilismo vê a intervenção como necessária para garantir a proteção da economia nacional.
Enquanto o liberalismo se preocupa mais em defender a mínima intervenção estatal, liberdades individuais e o livre mercado, com ênfase na produção, o neoliberalismo foca em diminuir mais ainda a presença estatal, defendendo privatizações, circulação de capital estrangeiro, entrada de empresas estrangeiras nos países e ...
Com a formação moderna, diversos reis passaram a exercer autoridade nos mais variados setores: organizavam os exércitos, que ficava sobre o seu comando, distribuíam a justiça entre seus súditos, decretavam leis e arrecadavam tributos. Todo essa concentração de poder passou a ser denominado absolutismo monárquico.
Estado Absolutista: Tem como característica mais evidente a concentração de todos os poderes na mão do rei. Liberal: Todos possuem direitos naturais e inalienáveis de expressar publicamente o que bem entendem e querem, liberdade religiosa, à propriedades e bens materiais.