10 sites para pesquisa acadêmica
Monografia é uma dissertação ou tese científica que se destina a estudar um assunto em específico, normalmente apresentada como um trabalho de conclusão de curso de graduação e pós-graduação. ... Envolve também dissertações de mestrado, informes científicos, college papers ou mesmo monografias de graduação.
Como fazer: passo a passo
Os trabalhos monográficos se dividem em Trabalho de Conclusão de Curso - TCC para graduação, Monografia para pós-graduação, Dissertação para mestrado e Tese para doutorado. ... Já o artigo científico, é uma monografia, porém reduzida e mais objetiva.
DIFERENÇAS ENTRE MONOGRAFIA E ARTIGO CIENTÍFICO Um Artigo Científico tem uma extensão menor que uma monografia sobre o mesmo tema, devendo, por isso, ser mais sintético. Em uma pesquisa monográfica o autor pode divagar mais e esmiuçar melhor o assunto, mas este não é o papel do Artigo.
Já um artigo de periódico, publica informações escritas por especialistas para seus pares {leitores especializados, na mesma área – ou correlatas – ao tema}, usando linguagem científica adaptada ao tema de que trata o artigo, e com maior embasamento científico e metodológico.
Publicações periódicas, em geral designadas simplesmente como periódicos, são publicações em papel ou em meio eletrônico que geralmente são publicadas em intervalos de tempo regulares e pode de assunto específico ou de assuntos vários.
Esse é o tipo mais comum de artigo científico usado para publicar relatórios completos de dados de pesquisa. Ele pode ser chamado de Artigo Original, Artigo de Pesquisa, Pesquisa ou simplesmente Artigo, dependendo do periódico.
Segundo a norma NBR 6023/2002, da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, um periódico científico é definido como “tipo de publicação seriada, que se apresenta sob a forma de revista, boletim, anuário, etc.
Significado de Periódico adjetivo Que se reproduz com intervalos de tempos iguais: os pacientes faziam visitas periódicas ao médico. ... substantivo masculino Jornal, revista, boletim que aparece em épocas certas: periódico jornalístico.
Título do artigo. Título do periódico, cidade de publicação do periódico, volume, fascículo, paginação do editorial, mês e ano de publicação. Editorial.
Se você for por “área de avaliação”, é possível encontrar os periódicos da sua área nos estratos A1 (mais alto nível), A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C (mais baixo nível). Encontre o periódico no estrato que você acha que seu artigo se enquadra, sempre levando em consideração os critérios já estabelecidos.
Normalmente o ISSN costuma ficar bem localizado, normalmente na capa ou logo abaixo do título de uma publicação. Por exemplo, quando as revistas têm seus próprios sites costumam deixar no cabeçalho e rodapé, assim como nos artigos científicos.
Ao ler um artigo, como identificar o seu tipo? Uma forma eficiente é antes de tudo, observar a metodologia do trabalho, se foi experimental (artigo original), se foi realizada busca em bases de dados (artigo de revisão) ou se foi realizada uma pesquisa com um paciente (relato de caso).
Escolha os principais conceitos e definições para guiar o seu leitor ao decorrer do texto. Com uma visão geral sobre o tema e com os principais pontos do texto em mente, você será capaz de elaborar um roteiro para dar início a sua revisão.
Na sugestão deste artigo, logo após a definição do tema, o(a) aluno(a) deve partir para o levantamento de literatura, no qual irá selecionar artigos científicos, lê-los, selecionar trechos relevantes nele contidos para compor o seu referencial teórico para, somente depois disso, elaborar problema, hipótese, objetivo, ...
Na introdução (parte inicial do texto, Quadro 1), deve conter a apresentação concisa do assunto (objeto de estudo) abordado e sua contextualização com a realidade; devem constar, também, “a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho.” (ASSOCIAÇÃO ...
Confira os 4 pontos essenciais da introdução:
Como fazer uma revisão bibliográfica
Veja os pontos básicos que a banca espera ver na discussão de uma revisão de literatura....Recapitulando
Estrutura do Referencial Teórico Dentro de cada tópico, organize a sua apresentação. O segredo de uma boa revisão da literatura é o planejamento. No caso de uma dissertação de mestrado, a revisão da literatura costuma ter 35 a 40 páginas.
As Revisões de Literatura (RL) são estudos que visam fazer uma síntese da literatura ou identificar o estado da arte sobre determinado assunto,1-5 bem como conhecer quais as lacunas sobre ele. ... Também pode ser útil na descrição do estado da arte de um assunto específico, sob o ponto de vista teórico ou contextual.
Significado de Revisão substantivo feminino Ato ou efeito de rever ou revisar; nova leitura, novo exame: revisão de provas.