principais doenças causadas por helmintos, que afetam a saúde humana, entre as quais podemos citar:
- Os helmintos são divididos em dois filos: Os platelmintes e os nematódeos. 3. CARACTERÍSTICAS GERAIS - São animais que possuem corpo alongado e achatado dorso-ventralmente, com aspecto de fita. - Existem espécies de vida livre (planária).
Os parasitas adultos são hermafroditas e reproduzem-se se- xuadamente dentro do hospedeiro definitivo, onde podem viver por oito a onze anos. Cada parasita adulto pode produzir de 2 mil a 2.
Principais opções para o tratamento das parasitoses
Resposta. Oi, Platelmintos= possuem o corpo achatado e não possuem sistema circulatório e respiratório. Nematelmintos= possuem o corpo cilíndrico e sistema digestório completo com boca e ânus.
As principais doenças causadas por platelmintos
Platelmintos - Vermes de corpo achatado, em forma de fita; Nematelmintos - Vermes de corpo homogeneamente cilíndrico e afilado em ambas as extremidades; Anelídeos - Vermes de corpo dividido em anéis.
Os platelmintos são animais invertebrados, com corpo achatado dorsoventralmente, triblásticos, acelomados e apresentam simetria bilateral. Podem ter vida livre ou parasitária.
Planária, tênia e esquistossomo são os representantes mais conhecidos do Filo dos Platelmintos (Platyhelminthes). São animais invertebrados de corpo alongado e mole, achatados dorsoventralmente.
Platelmintos são conhecidos como vermes de corpo achatado, devido a sua estrutura corporal ser achatada dorsoventralmente. São animais triblásticos, acelomados e com simetria bilateral. O sistema digestório é incompleto e ausente em algumas espécies.
As cerca de 20.
Entre seus principais representantes estão as planárias, a tênia e o esquistossoma. Os vermes desse filo podem causar várias doenças em animais inclusive em humanos.
3) UFPR - Qual a sentença correta para definir o Phylum Platyhelminthes? a) Diploblásticos, bilatérios e acelomados.
O sistema excretor dos platelmintos apresenta-se com protonefrídias, que possuem células terminais multiciliadas chamadas de células-flama (ou solenócitos), responsáveis pela eliminação do excesso de água e os resíduos metabólicos para o exterior do organismo, por meio de um sistema de canais.
Os platelmintos possuem sistema nervoso centralizado e ganglionar com dois gânglios nervosos de onde partem dois cordões que se estendem pelo corpo. Desses cordões partem os nervos que atuam no controle de músculos e no recebimento de estímulos.
A maioria dos platelmintos são denominados parasitas devido a sua necessidade de se hospedar em outros seres vivos para completar o seu ciclo de vida. ... A reprodução dos platelmintos pode ser sexuada ou assexuada. Algumas espécies de platelmintos podem realizar relações de endoparasitismo ou ectoparasitismo.
Conhecidas popularmente como planárias, a classe Turbellaria (turbelários) é composta por espécies de vida livre (isto é, não são parasitas). Falaremos mais sobre as planárias mais adiante, quando tratarmos da estrutura corporal dos platelmintos.
São duas doenças distintas com sintomas e epidemiologia totalmente diferentes, apesar de serem causadas pela mesma espécie de cestódeo (parasita). A teníase é causada pela Taenia solium e/ou pela Taenia saginata, também conhecida como “solitária”. Já a cisticercose é causada pelas larvas dessas espécies de parasitas.
As planárias não pode ser considerada platelminto parasita, pois ele não necessita de um hospedeiro para viver.
Os platelmintos que mais parasitam o ser humano são: ascaris lumbricóides, ancilostoma duodenale, necator americanus,enterobios (oxiúros) vermiculares e wuchereria bancrofti. Os platelmintos são responsáveis por doenças como esquistossomose, teníase (solitária), cisticercose, hidatidose e a fasciolose.
Dentre as doenças que podem ser acarretadas pelo contato com as planárias estão a esquistossomose, a equinococose e a teníase. Em geral, os sintomas são hemorragias, diarréia, náuseas, cistos e etc.
Teníase e cisticercose. Duas das espécies mais conhecidas de solitárias são a Taenia saginata, conhecida como tênia bovina, e Taenia solium, ou tênia suína. As tênias são responsáveis por duas doenças que atacam humanos: a teníase e a cisticercose.
A teníase é uma infecção causada pelo verme adulto de Taenia sp., popularmente conhecido como solitária, no intestino delgado, podendo dificultar a absorção dos nutrientes dos alimentos e provocar sintomas como enjoos, diarreia, perda de peso ou dor abdominal, por exemplo.
O albendazol é eficaz em tratar a teníase (doença causada pela chamada "solitária"), além de outras parasitoses. A dose de 400mg 1x ao dia por 3 dias seria suficiente. Procure o seu médico se dúvidas adicionais.
Teste online para saber se está com vermes
As opções de tratamento para a teníase incluem: