Resposta. É um termo francês, avant garde, que era utilizado pelo exército e significa "em frente" e é usado nas artes significando "a frente do seu tempo", ou seja, uma arte inovadora.
A vanguarda (do francês avant-garde) significa, literalmente, a guarda avançada ou a parte frontal de um exército. Seu uso metafórico data de inícios do século XX, referindo-se a setores de maior pioneirismo, consciência ou combatividade dentro de um determinado movimento social, político, científico ou artístico.
Resposta. As vanguardas artísticas europeias que se destacaram foram: Expressionismo, Fauvismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo, Surrealismo. ... A palavra vanguarda, do francês “avant-garde” significa a “guarda avançada”, o que pressupõe, nesse contexto, um movimento pioneiro das artes.
O cubismo teve como principal característica a representação das figuras em vários planos, buscando chegar a uma "tridimensionalidade" na pintura, exibindo as formas em planos irregulares.
Resposta. O expressionismo é um movimento artístico, surgido na Alemanha, no século XX. Esse movimento procura representar as emoções que objetos e acontecimentos causam no artista e não a realidade de forma objetiva. Alguns dos maiores artistas fizeram parte desse movimento.
O movimento surge como uma reacção ao positivismo associado aos movimentos impressionista e naturalista, propondo uma arte pessoal e intuitiva, onde predominasse a visão interior do artista — a "expressão" — em oposição à mera observação da realidade — a "impressão".