As principais consequências, respectivamente, da rotação e da translação da Terra são a sucessão dos dias e das noites e as estações do ano. Isso se deve ao fato de a rotação ser o movimento realizado pela Terra em torno de seu próprio eixo, enquanto a translação é o movimento em que a Terra gira em torno do sol.
O que aconteceria com a Terra se seu eixo de rotação não fosse inclinado? Se o eixo de rotação fosse igual ao de translação, os dois hemisférios receberiam a mesma quantidade de sol durante todo o ano e as estações deixariam de existir. ...
A mudança cíclica na inclinação do eixo associada a deslocamentos astronômicos, chamadas de obliquidade, tem um ciclo bastante longo, cerca de 41 mil anos, e mudam a inclinação de cerca de 22,1 graus para 24,5 graus. No presente momento, ela está ao redor de 23,4 graus.
A Terra tem três polos na sua parte superior. Um Polo Geográfico, que é o ponto na superfície do eixo de rotação do planeta. ... E depois há o Polo Norte magnético, onde as linhas de campo são perpendiculares à superfície. Este é o que está se movendo.
Os polos magnéticos são induzidos pelo movimento do ferro liquefeito no núcleo da Terra. Após vagar pelo Ártico e pelo Canadá, por volta de 1860 o Norte magnético passou a se dirigir para a Sibéria.
O norte geográfico (NG) ou verdadeiro é o ponto para onde convergem todos os meridianos. É o ponto na superfície terrestre onde ocorre a intersecção com o eixo de rotação da Terra. O norte magnético (NM) indica o sentido do polo magnético da Terra.
Os pólos geográficos são os lugares onde o eixo de rotação da Terra corta a superfície do planeta. ... Já os pólos magnéticos são os pontos do planeta em que um ímã aponta para baixo, formando um ângulo de 90 graus com o chão.
O norte geográfico resulta do movimento de rotação da Terra, enquanto o norte magnético é o resultado do campo magnético gerado pelo movimento do metal fundido do núcleo externo em torno do núcleo metálico sólido da Terra. Os dois nortes, portanto, expressam fenômenos geofísicos diferentes.
O Polo Norte e o Polo Sul são duas regiões geográficas localizadas, respectivamente, no extremo norte e no extremo sul da Terra, registrando as temperaturas mais frias do nosso planeta e caracterizando-se pela vastidão de gelo que os recobre.
Tem mais depois da publicidade ;) A cada quilômetro de altitude a temperatura cai 6°C. Considerado que o polo norte está na altura do mar, e que o polo Sul está a uma altitude mais elevada, podemos concluir que esse é mais frio que aquele.