Os chamados livros de bolso (ou pockets) são edições econômicas que as editoras muitas vezes optam em lançar por uma série de fatores, seja devido à alta venda de exemplares da edição normal ou algum tipo de coletânea que muitas delas fazem em determinadas situações ou épocas.
Os tamanhos 110 x 180mm e 125 x 180 mm caracterizam o chamado “livro de bolso” ou “pocket”.
Um livro de bolso ou bolsilivro (em inglês, paperback, softback, softcover ou pocket book), diferente de livros hardcover, é um livro em formato pequeno, formulado para uma leitura prática e para o barateamento de seu custo, envolve um processo específico de design de livro.
A edição diz respeito ao conteúdo final, ou seja, o texto que foi revisado, editado e que vai compor o livro — seja em formato físico ou digital. A primeira vez que um livro é lançado se chama “primeira edição”, e então se define a quantidade de exemplares que serão feitos, ou seja: a tiragem ou impressão.
Edição é o trabalho realizado pelo editor de forma a alterar o livro para uma versão nova. Enquanto isso, reimpressão é apenas uma nova tiragem de livros.
O número da edição corresponde ao número sequencial da edição em cada volume.
É bem fácil encontrar o ISBN de um livro, normalmente ele fica na contracapa e ficha catalográfica. Em caso de ter apenas o registro do ISBN como código de barras na contracapa do seu livro, você precisará de um decodificador para leitura.
Um editor ou agente literário lê e avalia a sua obra, produzindo um parecer. O serviço é cobrado por obra ou por lauda lida, ficando em média entre R$ 400 e R$ 1.
Um número ISBN é atribuído a cada edição de um livro (exceto reimpressões) e suas variações (capa mole ou capa dura), podendo no caso dos ebook diferir consoante a plataforma de leitura. ... para um ISBN de 13 dígitos, um prefixo GS1: 978 ou 979 (indica a indústria, neste caso, 978 significa publicação de livros)
Uma leitora me pergunta sobre o ISBN ou International Standard Book Number e ISSN ou International Standard Serial Number. O primeiro é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição.