Literatura. Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis são os heterônimos de Fernando Pessoa, um dos maiores escritores da literatura em língua portuguesa. Fernando Pessoa nasceu no dia 13 de junho de 1888, na cidade de Lisboa, Portugal.
Segundo e definição do iDicionário Aulete, pseudônimo é um “nome falso geralmente adotado por escritores, cineastas, artistas, jornalistas etc”. ... Por exemplo, o pseudônimo “Leos Carax” é um anagrama derivado do nome do cineasta francês Alexandre Oscar Duponté.
Os pseudônimos ocorrem quando escritores criam nomes diferentes para assinar seus trabalhos. ... Que não se confunda “pseudônimo” com “heterônimo”, já que este é a atribuição de um outro nome, imaginário, com qualidades e tendências próprias, individuais, diferentes das do criador, como muito bem fez Fernando Pessoa.
A Poesia Ortônima vigora o nome completo e correto criado pelo autônimo. É o nome que corresponde ao autor da obra quando este não assina os seus trabalhos sob algum pseudônimo ou heterônimo. Em outras palavras, o ortônimo comparece como o criador.
substantivo feminino [Gramática] Emprego de palavra diferente para formar o gênero: cavalo, égua. Etimologia (origem da palavra heteronímia). Hétero + ônimo + ia.
Independente de qual seja sua fonte de inspiração para criar seu heterônimo, para ser considerado um, é necessário que possua:
Heteronimo é personagem fictícia, criada por escritores, cujo objetivo é tentar compreender e propagar diferentes maneiras de ver a realidade exterior e interior, tentando manter distância da visão da realidade ortônima.
Denominam-se substantivos epicenos os nomes de animais que só têm uma forma (masculina ou feminina, não interessa – trata-se apenas de género gramatical) para designar um e outro sexo. Formiga, jibóia, jacaré e tatu são exemplos de substantivos epicenos.
As palavras gênio, ídolo e anjo têm em comum o fato de serem substantivos sobrecomuns, isto é, os substantivos que não admitem variação de gênero, ou seja, ou são apenas masculinos, ou apenas femininos.
Um substantivo epiceno é um substantivo que designa animais e que possui apenas um género/gênero gramatical, embora possa referir animais de ambos os sexos. Ex.: «a cobra, a águia, o jacaré, a onça, a foca».
Confira a lista:
Substantivo próprio e substantivo comum O substantivo próprio costuma pode ser confundido com o substantivo comum, mas observe: o substantivo comum denomina qualquer ser uma espécie sem especificá-lo, de maneira generalizada, enquanto o substantivo próprio especifica o ser ao qual nomeia.
Uma palavra se torna substantivo quando toma o lugar de um e é precedida por um artigo. ... Na primeira oração do exemplo acima, a palavra olhar, que normalmente é um verbo, foi substantivada, ao ser precedida do artigo definido O.