# No processo civil, como regra, as alegações finais devem ser apresentadas de forma oral, em audiência, logo após a colheita da prova. Então, você sempre deve ir para a audiência preparado para apresentar as alegações finais de forma oral.
Alegações finais orais Pelo Novo Código de Processo Civil, este é o modelo padrão. O caput do art. 364 prevê que cada parte terá 20 minutos, imediatamente após a audiência de instrução e julgamento, para a exposição de suas razões. O tempo poderá ser prorrogado por mais 10 minutos a critério do juiz.
Razões finais é o ato jurídico unilateral e facultativo no qual a parte (em ius postulandi) ou seu advogado manifesta-se nos autos antes da prolação da sentença. É o momento ideal para que a parte reforce teses já produzidas, vincule seus pleitos às provas, confissões e à distribuição do ônus de prova.
Significado de Alegação substantivo feminino Citação de fatos, argumentos em apoio de alguma declaração. Argumento, razão, prova. Direito Argumentos apresentados em juízo a favor de uma causa.
As alegações finais, na forma oral ou por memoriais, constituem peça defensiva de extrema importância no processo penal, considerando que são a última manifestação da defesa – logo após a última manifestação da acusação – antes da prolação da sentença.
10) Vá preparado para os debates finais orais Apesar de nem sempre (quase nunca) serem feitos, a regra do CPP é que as alegações finais sejam feitas oralmente, em forma de debate. Portanto, se prepare para falar suas teses, argumentos e requerimentos oralmente ao final da audiência.
Em algumas passagens do Código de Processo Penal, a expressão autoridade policial refere-se exclusivamente ao Delegado de Polícia (autoridade policial civil); noutras passagens refere-se ao Delegado de Polícia e policiais militares, mais especificamente aos oficiais, conforme detalharemos melhor abaixo.