A fricção é muito utilizada para problemas localizados. Geralmente dá uma grande sensação de alívio quando a tensão muscular é dissipada. Também conhecido como percussão, é aplicado com pancadinhas na pele, alternados com pausas, da mesma forma rápida e rítmica que alguém toca um instrumento de percussão.
8 Tipos de Massagem: Descubra as Técnicas e Seus Benefícios
O massagista usa a palma da mão, o polegar e os dedos para aplicar pressão em várias partes do corpo, aliviando tensões e aumentando a flexibilidade dos músculos e das articulações.
A massagem é uma troca de energias em que, através de técnicas de deslizamento, fricção e amassamento, se trabalha o sistema circulatório, linfático, nervoso e energético, que proporcionam a descontração do corpo e da mente, combatendo a fadiga física e mental.
Contraindicações absolutas da massagem
- A drenagem das mãos começa no punho, que é dividido em três linhas da região lateral para medial. Devem ser realizados movimentos estacionários, iniciando-se na parte distal da mão. - Os dedos devem ser drenados com movimentos rotatórios que vão subindo (sentido ascendente).
Movimentos da drenagem linfática manual Os movimentos circulares devem ser feitos com o polegar. Já com a mão em forma de conchinha, faça também movimentos lentos e de leve compressão, como se estivesse bombeando a pele. Repita entre cinco a dez vezes nas regiões dos corpos que apresentam gânglios linfáticos.
- Utilize um creme; - Massageia dedo por dedo da ponta até a palma da mão; - Estenda a mão afastando os dedos e feche-as dobrando os dedos; - Agite-as suavemente; - Coloque as mãos em uma superfície plana e levante os dedos uns após os outros; - Pressione o polegar com cada um dos dedos; - Relaxe as mãos e segure o ...
Manobras básicas da drenagem linfática: técnica de Vodder
A seguir deve:
Portanto para que os resultados sejam efetivos a Drenagem Linfática deve fazer parte da sua rotina. Se o seu caso for de muita retenção de líquido, ela pode ser feita diariamente ou 3 vezes por semana, podendo ser utilizada também em casos de pré e pós-operatório.
Não! A drenagem linfática pós cirúrgica é uma espécie de massagem que “empurra” o líquido corporal em direção aos gânglios linfáticos, onde ele será drenado. É feita de forma manual, mas sempre com movimentos suaves e sem muita pressão.