crossorigin="anonymous">
Quais são as causas Já a dilatação pielocalicial no adulto ocorre, geralmente, como consequência de cistos, cálculos, nódulos ou câncer na região dos rins ou nos ureteres, que levam ao bloqueio da passagem da urina e ao acúmulo desta, causando dilatação da pelve renal.
A dilatação pielocalicial é um aumento de volume da pelve renal, que é a porção mais interna do rim que tem a função de coletar a urina e levá-la para os ureteres em direção à bexiga, e é causada, geralmente, por uma obstrução de um ou ambos os ureteres que leva ao bloqueio da passagem de urina, ficando esta acumulada.
As principais causas de hidronefrose fetal que persistem após o nascimento são: estenose de junção ureteropélvica, refluxo vesicoureteral, estenose da junção ureterovesical, duplicações pieloureterais, associado ou não a ureterocele, e válvula de uretra posterior.
O tratamento para hidronefrose consiste em retirar a urina acumulada e eliminar a causa da doença, para que a urina possa fluir livremente até à bexiga e sair do rim, diminuindo o inchaço.
A hidronefrose (acúmulo de urina no rim) deve ser acompanhada no pré-natal. Em geral, não há necessidade de antecipar o parto.
A hidronefrose acontece quando a urina fica acumulada nos rins e não é drenada para fora da bexiga. Devido ao excesso de urina, os rins acabam ficando inflamados, e essa inflamação pode causar danos, prejudicando um ou ambos os rins.
Sintomas de rim inchado