Os tratos espinais são vias nervosas estimulatórias que transmitem informação através de potenciais de ação. A direção seguida pelos tratos ascendentes é do local do estímulo (fora do sistema nervoso central, na periferia, em um dos membros) até a área designada no cérebro.
trato. Conjunto de canais, cordões, vias, feixes ou órgãos que pertencem a um mesmo sistema anatomofisiológico. Feixe nervoso que transporta os impulsos partidos da medula espinal ao córtex cerebral. ... Feixe de fibras nervosas que conduz os impulsos partidos do cérebro até à medula espinal.
Tratos são vias que estão localizadas no cérebro e na medula espinhal (sistema nervoso central). A nomenclatura é bastante variada, com alguns tratos sendo chamados de “lemniscos”, "pedúnculos" ou "fascículos", dependendo de seu curso, localização e projeção.
Designação de qualquer zona ou região do sistema nervoso onde as fibras nervosas provenientes de um lado se cruzam com as fibras do lado oposto.
Na neuroanatomia, um núcleo é uma estrutura do sistema nervoso central que é composta principalmente de substância cinzenta, e que age como um ponto de trânsito para sinais elétricos (potenciais de ação) em um subsistema neural.
O neurônio é a unidade funcional do sistema nervoso. Os neurônios comunicam-se através de sinapses; por eles propagam-se os impulsos nervosos. Anatomicamente o neurônio é formado por: dendrito, corpo celular e axônio. ... O sistema nervoso é divido em Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico.
O núcleo é uma estrutura importante encontrada nas células eucarióticas e ausente nas células procarióticas. ... No interior do núcleo, observamos uma matriz denominada nucleoplasma e a cromatina, que, em células em divisão, está condensada, formando cromossomos.
É delimitado pelo envoltório nuclear, e se comunica com o citoplasma através dos poros nucleares. O núcleo possui duas funções básicas: regular as reações químicas que ocorrem dentro da célula (metabolismo), e armazenar as informações genéticas da célula. O seu diâmetro pode variar de 11 a 22,25 μm.
O núcleo, que mede cerca de 5 µm de diâmetro, é constituído pelo envoltório nuclear, pela cromatina, pelo nucléolo, pela matriz nuclear e pelo nucleoplasma.
O núcleo celular é composto por quatro componentes fundamentais: carioteca ou envoltório nuclear, nucleoplasma ou cariolinfa, cromatina e nucléolo.
A estrutura do núcleo interfásico. O núcleo é delimitado pelo envoltório nuclear ou carioteca, que consiste em uma dupla membrana concêntrica oriunda de um domínio especializado do retículo endoplasmático (Fig. 2).
DIVISÃO CELULAR: Existem dois tipos de divisão, a mitose (equacional = cada célula-mãe produz duas células filhas geneticamente idênticas) e a meiose (reducional = cada célula-mãe produz quatro células filhas com metade do número de cromossomos).
Questão 5. Podemos dizer que o núcleo de uma célula eucariótica possui quatro componentes básicos. São eles: a) carioteca, RNA, DNA e nucleossomo.