Comerciantes, artesãos, mulheres, escravos e estrangeiros não eram considerados cidadãos. Assim, estes grupos não tinham direitos políticos e participação nas decisões da comunidade.
Significado de Helênico substantivo feminino Pessoa que nasceu na Grécia antiga (Hélade). [Linguística] Tronco linguístico do qual se originou o grego moderno e o coiné. adjetivo Relativo à Grécia antiga, ao seu povo, aos seus costumes.
Os antigos macedônios ou macedónios eram um grupo étnico grego que vivia na Macedónia Antiga e das regiões adjacentes. Historicamente habitavam as planícies aluviais em torno dos rios Haliácmon e Áxio, ao norte do monte Olimpo.
A filosofia helenística corresponde a um desenvolvimento natural do movimento intelectual que a precedeu e torna a defrontar-se muitas vezes com temas pré-socráticos; porém, sobretudo ela é profundamente marcada pelo espírito socrático.
As escolas do Helenismo buscam em essência uma maneira de alcançar a felicidade e como parte integrante delas, não poderia ter sido diferente com o Cinismo. Os Cínicos acreditavam que somente os virtuosos conseguiriam alcançar a Felicidade.
A filosofia helenística surge nesse contexto histórico. Ela é fortemente marcada por uma preocupação central com a ética, aqui entendida como o estabelecimento de regras do bem viver, da “arte de viver”. É ilustrativo disso o famoso Manual, do romano Epicteto (50-125).
Influências do período helenístico O movimento dos corpos e as expressões teatrais ganharam destaque. A filosofia e as ciências também sofreram influências da cultura. Na filosofia surgem três correntes filosóficas: Estoicismo, Epicurismo e Ceticismo.