Modo de usar pó de prata: limpa-se a chapa do fogão a lenha com lixa. Em seguida molha-se levemente um pano com querosene ou gasolina e um pouco de prata esfregando-o na chapa ate ficar com brilho. Modo de usar Pedra Polir: Com a chapa levemente aquecida, passar uma camada de pedra.
Passo 1: Dilua 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio em meio copo de água; Passo 2: Aplique sobre o local e deixe agir por cerca de 3 minutos; Passo 3: Use uma escova de cerdas macias para escovar o metal, sem muita força; Passo 4: Se o zinabre permanecer, deixe o bicarbonato mais um pouco e repita a operação.
Passos
Limpe a área entre as plaquetas e a armação com o lenço umedecido com álcool. Essa área pode acumular uma sujeira verde e precisa ser limpa regularmente. Use as bordas de um lenço umedecido com álcool para limpar essa área e as partes em volta para remover o máximo de sujeira possível.
Outro meio de prevenir o aparecimento do zinabre é a utilização de produtos chamados de Battery Protector, que neutralizam o ácido e, consequentemente, a formação da crosta de zinabre. Entretanto, se a bateria do veículo já apresenta o zinabre é necessário a remoção da crosta.
Para retirar o zinabre ou mesmo proteger o conector e o polo da bateria para que não ocorra zinabre, basta aplicar o desengripante. Se já tiver zinabre basta fazer uma limpeza aplicando o desengripante e usando uma escova ou até mesmo uma esponja metálica.
A reação química que forma o zinabre ocorre quando o ácido sulfúrico do eletrólito, líquido presente no interior das baterias, é derramado sobre pólos e conectores. Isso ocorre por três razões: excesso de eletrólito, porosidade do metal ou existência de espaços vazios entre a bucha e o pólo da bateria.
Como remover ferrugem? Um removedor de ferrugem bem fácil de ser feito é uma solução de bicarbonato de sódio com água. Misture os ingredientes até criar uma pasta. Depois, com uma escova de dentes, aplique a pasta no local enferrujado e deixe agir por doze horas.
Tanto a oxidação quanto a corrosão e ferrugem acontecem por meio do contato da superfície do metal ferroso com o oxigênio presente no ar ou na água. O ideal é que os metais estejam sempre protegidos (com tinta, galvanização a frio ou lubrificantes, por exemplo) para evitar o início do problema.
Álcool Isopropilico é ótimo pra limpar placas de circuito impresso e componentes eletrônicos, pois não contém nenhuma gota de água (o álcool comum, vendido em supermercados, contém uns 30% de água, o que é prejudicial aos componentes, causando ferrugem).
Como limpar os aparelhos eletrônicos?
Desmonte o controle e leve as peças até a torneira. Com água corrente e um pouco de detergente neutro é possível deixar os contatos limpos como novos. Mas atenção: utilize apenas os dedos para “esfregar” a placa na hora de remover a sujeira, pois uma escova ou esponja poderá remover a tinta condutora.
Primeiro com aspirador, depois com pincel e por último com spray de ar. Somente após tirar bem o pó e pré-limpar os fios e que desconecto, assim evito entrar impurezas dentro dos conectores e dos cabos.
Agora, caso seja apenas por estética e manter o componente limpo, passe álcool isopropílico e um pincel, já vai deixar limpa. limpa contato só limpa sujeira pequena, já quando está impregnado só o alcool, pois ele é umido e esfrega para sair a sujeira com um algodrão ou pano.
Agora, coloque um pouco do álcool isopropílico 70% em outro pano de microfibra e passe nas partes externas do notebook, como a carcaça e o teclado. Não aplique muito álcool no pano para não encharcar os componentes internos. Tome cuidado com suas entradas USB, de vídeo e outras.
passe borracha somente lá! Não vc vair corroer os contatos da sua placa, o ideal é utilizar o alcool isopropilico. Bem, "corroer" é um pouco exagerado, mas com certeza vai gerar oxidação. O álcool doméstico é uma mistura de várias substâncias, principalmente álcool etílico e água.
Esse alcool isopropilico é recomendado para limpar peças eletricas porque a quantidade de agua com contem nele praticamente nula.