Os vegetais desse grupo possuíem flor e fruto, ou seja, qualquer planta que possua essas duas estruturas pode ser classificada como angiosperma. Assim, fica fácil citar alguns exemplos de plantas angiospermas, como mangueira, morangueiro, roseira, orquídea, chuchuzeiro, amoreira e palmeira.
Nessa estrutura, são encontrados os órgãos reprodutores da planta, o androceu (masculino) e o gineceu (feminino). A flor é um ramo modificado presente nas angiospermas. Essa estrutura é constituída por apêndices especializados, geralmente dispostos em círculos, denominados verticilos.
As angiospermas produzem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto. Considerando essas estruturas, perceba que, em relação às gimnospermas, as angiospermas apresentam duas "novidades": as flores e os frutos.
O ciclo de vida das angiospermas é complexo, envolve o processo de dupla fecundação quando comparado a outros grupos de vegetais, o ciclo ocorre pelo processo de polinização, ou seja o momento em que ocorre a transferência de pólen produzido na antera para a estigma.
A reprodução das angiospermas inicia-se com a polinização, que é o encontro do grão de pólen com a parte feminina de uma flor, mais precisamente o estigma. Inicialmente o grão de pólen – gametófito masculino imaturo – é formado pela célula do tubo e a célula geradora.
As angiospermas (do grego aggeion = bolsa; sperma = semente) são plantas que apresentam raiz, caule, folhas e sementes. Porém, ao contrário do que ocorre com as gimnospermas, as angiospermas apresentam flores e suas sementes são protegidas por um fruto. Caules:os caules são estruturas de sustentação.
A reprodução das gimnospermas ocorre independentemente da água, graças aos estróbilos. ... Os grãos de pólen são levados para os estróbilos femininos principalmente pelo vento (anemofilia polinização pelo vento) e quando chega ao óvulo, o grão desenvolve o tubo polínico, que leva o gameta masculino até o gameta feminino.
A figura abaixo mostra o ciclo de vida das gimnospermas com um pinheiro adulto (esporófito 2n) em que, dos seus microsporângios, surge o grão-de-pólen, que através do vento pode ser levado até o gametófito feminino (megásporo), que quando fecundado origina o óvulo, que se desenvolve até gerar um embrião, que é ...
Atualmente podemos classificar as gimnospermas em quatro divisões principais: Coniferophyta, Cycadophyta, Gnetophyta e Ginkgophyta. Entre essas divisões, a que mais se destaca é a Coniferophyta, grupo também chamado de coníferas e que inclui plantas como pinheiros e ciprestes.
São exemplos de briófitas, as hepáticas, antóceros e os musgos, sendo esses últimos os mais conhecidos. As hepáticas destacam-se por possuírem gametófitos em formato de fígado, daí a denominação hepática, que vem do latim hepaticus que significa fígado.
Classificação do Reino Vegetal. O Reino Vegetal é composto de plantas vasculares (pteridófitas, gimnospermas e angiospermas) que possuem vasos condutores de seiva, e plantas avasculares (briófitas), destituídas desses vasos.
Pterophyta (samambaias e avencas); Lycophyta (licopódios e selaginelas); Sphenophyta (cavalinha);...Características do Reino Plantae