O holding é, neste artigo, colocado como a sustentação física e psicológica nos braços e na subjetividade materna, o que favorece a constituição do bebê como unidade; o handling é descrito como o manuseio corporal da criança nas atividades de troca, banho, favorecedor da personalização ou localização do self num corpo ...
Funciona como se fosse uma “prova”, feita no primeiro e no quinto minuto de existência, que avalia cinco itens do exame físico do recém-nascido: freqüência cardíaca, esforço respiratório, tônus muscular, irritabilidade reflexa e cor da pele. Cada um dos parâmetros recebe nota 0, 1 ou 2.
A escala de APGAR, também conhecida como índice ou escore APGAR, é um teste feito no recém-nascido logo após o nascimento que avalia seu estado geral e vitalidade, ajudando a identificar se é necessário qualquer tipo de tratamento ou cuidado médico extra após o nascimento.
O escore de Apgar, também chamado de índice de Apgar ou escala de Apgar, é um dos métodos mais utilizados para a avaliação imediata do recém-nascido (RN), principalmente, no primeiro e no quinto minutos de vida.
O teste é geralmente realizado no primeiro e quinto minutos após o nascimento e é repetido posteriormente se o índice permanece baixo. O boletim Apgar de primeiro minuto é considerado como um diagnóstico da situação presente, índice que pode traduzir sinal de asfixia e da necessidade de ventilação mecânica.
O método de Credé ou credeização consiste na instilação ocular de uma gota de Nitrato de Prata a 1% para prevenção da oftalmia gonocócica. Este procedimento é realizado na primeira hora de vida, tanto em parto normal quanto cesáreo (ORSHAN, 2010).
O objetivo é prevenir sangramento precoce e hemorragia gastrintestinal ou de outra natureza, já que o nutriente atua na coagulação sanguínea. Apesar de a vitamina ser preconizada para todos os bebês, sua deficiência está presente em apenas 0,5% dos recém-nascidos.
A vitamina K injetável pode prevenir a doença hemorrágica do recém-nascido. A vitamina K ajuda o sangue a coagular, mas a capacidade do corpo de armazená-la é muito baixa. A doença hemorrágica do recém-nascido (HDN) é causada por uma deficiência de vitamina K no bebê que acabou de nascer.
camada aveludada (de pelos) que aparece em alguns vegetais, revestindo folhas, frutos, etc.
Você sabia que os primeiros pelos do bebê começam a se formar ainda no segundo trimestre da gravidez, por volta da 20ª semana? Trata-se do chamado lanugo (ou lanugem), uma espécie de penugem que cobre todo o corpo durante a vida intra-uterina, exceto lábios, palmas das mãos, solas dos pés e genitálias.
A função do lanugo é proteger o bebê no ventre materno de lesões e também manter a temperatura regularizada enquanto ele está imerso no líquido amniótico. Por essa razão, durante a vida intrauterina, todo o corpo do feto é coberto por essa penugem.
Não se preocupe, essa penugem cai logo após o nascimento ou, no máximo, em algumas semanas de vida. Trata-se da lanugem (ou lanugo), ou seja, os primeiros pelos do bebê, que aliás começam a surgir já por volta da 20ª semana da gestação.
Ele forma uma capa protetora da pele imatura do bebê, permitindo o seu fortalecimento e protegendo de microrganismos como bactérias e outras infecções que podem passar pelo líquido amniótico. Como o ambiente intrauterino é “molhado”, o vérnix tem a função de regular essa hidratação.
As características do recém-nascido
Características físicas Os corpinhos dos bebés estão geralmente cheios da designada vernix caseosa, a pele está avermelhada e a face está cheia de rugas. Um olhar mais atento pode mesmo descobrir pequenas manchas ou deformidades.