Os números decimais são algarismos que possuem uma vírgula em sua composição, podendo ser denominador igual a 10, 100, 1000, 10 000 e etc.
A parte inteira de um número é o que se encontra antes da vírgula, e a parte decimal é o que está após a vírgula. Esta é uma questão sobre números decimais, sabemos que eles são os números que possuem uma parte decimal, ou conhecidos como números com vírgula.
Mas qual é o papel da vírgula no número decimal? A vírgula separa a parte inteira da parte decimal, facilitando a compreensão do valor posicional de cada algarismo. Observe o seguinte exemplo: Após o entendimento do que é a parte inteira e a parte decimal, podemos fazer o estudo do valor posicional de cada algarismo.
A leitura dos números decimais é feita pela união da parte inteira do número (expressa antes da vírgula) e a quantidade de casas decimais (depois da vírgula) que corresponde a parte fracionária: décimo, centésimo, milésimo, décimo de milésimo, centésimo de milésimo, milionésimo, etc.
Para resolver uma equação exponencial, devemos organizar a expressão algébrica de modo a obter uma igualdade de potências com a mesma base. Nesse caso, é fácil perceber que 125 equivale a 53. Assim: Com base em uma das propriedades da potenciação, obtemos que x = 3.