Roteiro para Elaboração de Projetos em 11 etapas
A concepção de um PPP deve apresentar as seguintes características: ser elaborado em processo participativo de decisões; explicitar princípios baseados na autonomia da escola, na solidariedade entre os agentes educativos e no incentivo à participação de todos; preocupar-se com a organização de trabalho pedagógico para ...
Confira, na continuação de nosso artigo, os 7 principais elementos para fazer um Projeto Político Pedagógico que efetivamente vai ajudar sua escola!
O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é uma ferramenta fundamental na organização e no direcionamento do ano letivo. Afinal, administrar uma instituição escolar requer conhecimento, tempo, colaboração e planejamento de todas as pessoas envolvidas no ambiente educacional.
A resposta a essa pergunta pode ser encontrada na elaboração do Projeto político-pedagógico (PPP). Esse documento é o responsável por nortear a maneira como a escola planeja suas ações estratégicas e estabelece metas para conseguir evoluir no processo de ensino e aprendizagem.
O projeto político-pedagógico (PPP) é um documento no qual estão registradas as ações e projetos que uma determinada comunidade escolar busca para seu ano letivo, sendo auxiliados de forma política e pedagógica por professores, coordenação escolar, alunos e familiares.
Quem deve elaborá-lo e como deve ser conduzido o processo? A elaboração do projeto pedagógico deve ser pautada em estratégias que deem voz a todos os atores da comunidade escolar: funcionários, pais, professores e alunos. Essa mobilização é tarefa, por excelência, do diretor.
O Projeto Político Pedagógico, também chamado de PPP, é considerado por profissionais da educação como o principal documento da escola. Sua função é orientar as intencionalidades educativas das instituições de ensino de acordo com as necessidades e expectativas da comunidade onde estão inseridas.
Numa perspectiva de gestão democrática, o processo de elaboração e execução do PPP possibilita à escola organizar seu processo pedagógico de forma participativa, envolvendo todos os atores do processo educacional, na busca de soluções para os problemas inerentes à gestão pedagógica.
Algumas características da gestão escolar democrática são o compartilhamento de decisões e informações, a preocupação com a qualidade da educação e com a relação custo-benefício, a transparência e fatores que são operacionalizados por instâncias colegiadas, tais como os conselhos escolares.
A gestão democrática pressupõe a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar – pais, professores, estudantes e funcionários – em todos os aspectos da organização da escola. ... Para que a gestão democrática aconteça é fundamental criar processos e instâncias deliberativas que a viabilizem.
A gestão democrática compreende um processo que visa a participação social. Trata-se de um modelo administrativo baseado na interação, consentimento e esclarecimento de todas as partes do processo educacional, envolvendo tomadas de decisão entre pais, professores e direção.
O projeto político pedagógico deve ser elaborado de maneira colaborativa. Assim, cabe a cada escola decidir o modo mais eficiente de incluir toda a comunidade no processo de criação do documento. Há instituições que optam pela formação de um conselho que delibera sobre o PPP escolar.
A Gestão Democrática está baseada na coordenação de atitudes e ações que propõem a participação social, ou seja, a comunidade escolar (professores, alunos, pais, direção, equipe pedagógica e demais funcionários) é considerada sujeito ativo em todo o processo da gestão, participando de todas as decisões da escola.
A gestão democrática pressupõe a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar – pais, professores, estudantes e funcionários – em todos os aspectos da organização da escola.
A gestão democrática coloca em prática o espírito da Lei, por destacar a forma democrática com que a gestão dos sistemas e da escola deve ser desenvolvida. É um objetivo porque trata de uma meta a ser sempre aprimorada e é um percurso, porque se revela como um processo que, a cada dia, se avalia e se reorganiza.
No que diz respeito especificamente à gestão escolar a LDB/EM n°9394/96. ... As instituições públicas de educação superior obedecerão ao princípio da gestão democrática assegurada a existência de órgãos colegiados deliberativos, de que participarão os segmentos da comunidade institucional, local e regional.
Assim, a gestão democrática é definida com os princípios de integração do sistema/escola com a família, comunidade e sociedade, descentralização, participação democrática no processo educacional, maioria dos professores em colegiados e comissões. Mas, a gestão democrática não está restrita apenas as unidades escolares.
Os 7 pilares da gestão educacional
A Constituição Federal/88 estabeleceu princípios para a educação brasileira, dentre eles: obrigatoriedade, gratuidade, liberdade, igualdade e gestão democrática, sendo esses regulamentados através de leis complementares.
Igualdade, liberdade, pluralismo gratuidade, valorização, valorização dos profissionais de ensino e garantia de padrão de qualidade são os outros seis princípios que a Constituição articula à gestão democrática do ensino. Este princípio constitucional estabelece uma das garantias do direito à participação.
Estes quatro elementos, participação, autonomia, transparência e pluralidade, são básicos da Gestão Democrática e devem ser focados na prática social da educação sempre na perspectiva de posturas e culturas efetivamente democráticas.
É um princípio constituidor da gestão democrática: a) a consulta pública para a constituição da equipe gestora das instituições de educação básica. ... e) a gestão da escola a partir de conselhos deliberativos constituídos por pais, professores e alunos.
Mesmo frente às transformações ocorridas na sociedade e na escola é possível notar que a gestão democrática ainda é complexa em sua organização em muitos ambientes escolares, as fragilidades nas políticas públicas, os diretores mal preparados, família e equipe de trabalho desengajados com a proposta de trabalho, são ...
Quais são os 10 principais desafios enfrentados pela gestão escolar na atualidade?