Resposta:Nos jogos competitivos deve-se evitar a competição como única motivação,propor o mesmo tipo de jogo,discriminação em geral,seja ela de gênero,etnia,religiosa e etc,além da valorização excessiva dos vencedores e dos perdedores.
Jogos Competitivos tem a finalidade de estimular a competição entre os participantes. ... Normalmente, nesse tipo de jogo são estimuladas diferentes habilidades dos competidores, não apenas a competitividade, mas em especial o raciocínio. Exemplos: jogos de cartas, xadrez, corrida.
O jogo caráter competitivo, traz alguns aspectos negativos (irritação;agressividade; frustração, etc) mas também percebemos aspectos positivos como estímulo e vontade de jogar, a descoberta de potencialidades e habilidades; estímulo motor; muitas vezes o aluno busca um“espelho” e tenta atingir uma meta (um aluno que é ...
2º-Os prejuízos ocorrem quando essa é praticada de maneira muito pessoal ou incitada a ser desonesta, como por exemplo o estresse gerado por uma cobrança excessiva pela vitória, bem como o uso da desonestidade em busca da vitória a qualquer custo, que é algo totalmente prejudicial.
A competição, quando trabalhada em excesso, diminui a auto-estima e aumenta o medo de falhar, reduzindo a expressão das capacidades pessoais e o desenvolvimento da criança. Um ambiente competitivo aumenta a tensão e a frustração, podendo desencadear comportamentos agressivos.
-A vitória não pode ser a condição para o divertimento. -desrespeito às individualidades, o estímulo à liberdade e à criatividade individual de cada um.
Nos jogos competitivos, percebemos aspectos positivos como estímulo e vontade de jogar, a descoberta de potencialidades e habilidades; estímulo motor; muitas vezes o aluno busca um “espelho” e tenta atingir uma meta (um aluno que é experiente; um atleta conhecido, etc.), isso serve de estímulo para a conquista de seu ...
Além dos benefícios compartilhados por quaisquer atividades físicas feitas em grupo, como o aprimoramento das habilidades motoras, disciplina, controle emocional, concentração e benefícios para a saúde, além disso, os jogos cooperativos são inclusivos e têm muito a oferecer!
No contexto da Educação Física, os jogos cooperativos podem auxiliar no processo de aprendizagem das habilidades motoras desde os primeiros contatos da criança com a escola, visto que, de maneira lúdica e prazerosa, o aluno se envolve e se desenvolve, sendo uma excelente estratégia de prática pedagógica.
Quando uma pessoa ou um grupo tem como objetivo um melhor resultado em relação à outra pessoa ou grupo, é gerada a oposição. Esta poderá resultar em competição ou conflito. A competição está sempre voltada para um objetivo, havendo neste sentido, uma interação positiva dentro das partes, mas negativa entre as partes.
A Educação Física é vista como veículo para o melhoramento da Qualidade de Vida ocasionando o desenvolvimento de habilidades físicas, cognitivas, afetivas, sociais e ambientais, proporcionando um estado de bem-estar ás pessoas que praticam atividades físicas.
Física são ótimas, porque está nos ajudando a termos sabedorias de alguns esportes e praticarmos movimentos que tirem o sedentarismo, porque quando não praticamos nada de exercícios ou esportes, além do sedentarismo, temos as dores nas colunas que podem vir ao longo dos anos,e nas escolas é uma boa atitude ter essas ...
Além dos benefícios físicos da prática esportiva, a Educação Física pode desenvolver competências e habilidades sociais, psicológicas, motoras e cognitivas! Várias habilidades como raciocinar, planejar, exercitar a memória e compreender situações e estratégias precisam ser desenvolvidas.
Além disso, a educação física na escola também tem impactos positivos para o desenvolvimento psicossocial: através dela, os alunos desenvolvem a confiança, aprendem a trabalhar em grupo e criam habilidades interpessoais – valores que são essenciais em suas vidas, dentro e fora da escola.