SOBRENOME, PRENOME abreviado do autor do trabalho. Título: subtítulo (se houver) In: NOME DO EVENTO, número., ano. Local de realização do evento.
Como toda publicação, o texto deve ser simples, claro, preciso e conciso6. O título deve ser sucinto, descritivo e acurado2. O resumo deve conter entre 150 e 200 palavras, e contem- plar todos os itens descritos no texto. Dependendo da revista, deverá ou não ser estruturado.
OBJETIVO PRIMÁRIO: O objetivo do relato de caso é descrever os pontos que o tornam original, raro, diferente, interessante, portanto, não deve ser mencionado como objetivo o atendimento ao paciente.
Embora a diferenciação entre os dois tipos de estudos seja subjetiva e divergente entre os autores, um relato de caso engloba não mais do que 3 casos e uma série de casos compreende de 3 a 10 casos, segundo alguns, e mais do que isso de acordo com outros autores3.
Para desenvolver uma pesquisa utilizando o método do estudo de caso é preciso cumprir cinco etapas: delineamento da pesquisa; desenho da pesquisa; preparação e coleta dos dados; análise dos casos e entre os casos; e elaboração dos relatórios (figura 1).
Descrição do caso: Na descrição do caso siga as regras básicas da comunicação médica; descreva sequencialmente a história, o exame físico, os exames complementares de diagnóstico e a evolução do doente. O objectivo é ser completo sem obscurecer o caso com pormenores irrelevantes.
A discussão de casos clínicos é um importante instrumento na aprendizagem e no aperfeiçoamento do raciocínio clínico que todo médico deve ter. O exercício de estabelecer diagnósticos diferenciais permite que se familiarize com as diversas formas de apresentação das doenças.
A CBE pode ser descrita em quatro etapas: 1) formular uma questão clara a partir de um problema clínico, 2) pesquisar na literatura artigos clínicos relevantes, 3) avaliar criticamen- Page 3 12 HiperAtivo, Vol 5, No 1, Janeiro/Março de 1998 te as evidências no que concerne à validade e à utilidade clíni- ca e 4) ...
Deve-se questionar o aprendiz sobre como ele chegou nos seus raciocínios, decisões e conclusões. Mais uma vez, o aprendiz deve ser estimulado a verbalizar o seu raciocínio clínico num ambiente acolhedor, que permita identificar falhas e pontos a serem melhorados.
A discussão do caso clínico propõe a investigar as causas, as formas de apresentação e a intensidade dos sintomas, enfocando novamente o comportamento. O objetivo é eliminar a sintomatologia da doença, buscando aproximar o sujeito da normalidade.
4 dicas para uma boa anamnese
SNAPPS é acrônimo de seis etapas específicas: Sumarizar (summarize), Numerar (narrow), Analisar (analyze), Perguntar (probe), Planejar (plan), Selecionar (select) (3-5) (Quadro 1): 1. Sumarize brevemente a história e os resultados.
O mais novo livro da coleção, com uma abordagem e didática única. O livro possui 92 Fluxos Diagnósticos dos Principais Sinais e Sintomas da Medicina, com mais de 300 fichas clínicas de Doenças e Síndromes! Fazer diagnósticos deverá sempre ser um processo árduo, humilde e generoso.
Na primeira sessão com o psicólogo, será feita a entrevista inicial onde o paciente irá falar sobre sua queixa principal e o motivo que o levou a procurar ajuda. Seguindo esta investigação inicial o profissional faz a anamnese psicóloga.
Quais as etapas do método SAE?
Então vamos lá passar os casos clínicos: A primeira frase deve ser: Nome do paciente, idade, gênero, procedência e sua queixa principal. Aqui também deve entrar características que mudam completamente o quadro, como, por exemplo, ser Portador de HIV ou transplantado.
A apresentação de um caso exige que o apresentador entenda o caso; estabeleça relações entre diagnóstico, evolução e prognóstico e os aspectos alimentares e nutricionais; faça síntese dos dados coletados, como por exemplo, ao invés de somente listar as medidas antropométricas obtidas, seria mais interessante que as ...
Já a aula expositiva, caracteriza-se pela exposição oral/escrita do conteúdo pelo professor, sem levar em conta conhecimento prévio dos estudantes, e espaço para questionamentos.