A hidrostática é a parte da física que estuda os líquidos e os gases em repouso, sob ação de um campo gravitacional constante, como ocorre quando estamos na superfície da Terra.
A pressão hidrostática é uma força exercida pelos líquidos que tende a expulsar o líquido de seu compartimento. A pressão oncótica é uma força que atrai água para o compartimento.
A pressão hidrostática aumentada no capilares pulmonares, geralmente se deve a elevação da pressão venosa pulmonar decorrente do aumento da pressão diastólica final do ventrículo direito e o aumento na pressão atrial esquerda. Suaves elevações da pressão atrial esquerda (18 a 25 mm Hg) podem causar edema.
O aumento da pressão hidrostática também é um fator que ocasiona edema, uma vez que eleva a pressão de filtração. A retenção de sódio também é um grande fator relacionado com o surgimento de edemas, pois ocasiona um aumento da quantidade de líquido fora dos vasos sanguíneos.
Porém, o resultado definitivo da rinoplastia leva mais tempo, pois os hematomas e, principalmente, o inchaço na área, demoram para diminuir. Em média, o edema só desaparece, por completo, entre 6 meses e 1 ano após a cirurgia.
O traumatismo craniano tem cura? Sim, porém pode gerar sequelas graves, como o coma, a epilepsia, paraplegia ou cegueira. O tratamento deve ser feito pelo neurologista. É geralmente iniciado por exames diagnósticos, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética.
O tratamento para traumatismo craniano depende do tipo, gravidade e extensão das lesões no cérebro e é indicado por um neurologista após a realização de tomografia computadorizada ou ressonância magnética, no entanto, pode ser necessário atendimento de médicos de outras especialidades, como o ortopedista, por exemplo.
Tipos de Trauma Cranioencefálico O TCE está dividido em três tipos: trauma craniano fechado, trauma com abaulamento no crânio e fratura exposta. O trauma craniano fechado se caracteriza por uma fratura sem desvio na estrutura óssea, ou por não apresentar ferimento na calota craniana (exemplo figura ao lado).
Causas. Causas comuns de traumatismo craniano são quedas (especialmente em idosos e crianças pequenas), acidentes com veículos motorizados, agressões físicas e acidentes durante a prática de esportes ou atividades recreativas.
Você pode alimentar-se normalmente, porém não deve tomar bebida alcoólica pelo menos nos próximos 3 dias após o traumatismo. Não tome nenhum medicamento sedativo ou analgésico além de aspirina, pelo menos nas primeiras 24 horas.