Os cinco estágios do sono formam o ciclo, durando cerca de 90 minutos cada um. Desta forma, um ciclo do sono é repetido de quatro a cinco vezes por noite. Basicamente podemos dividir o sono em duas fases: REM (Movimento Rápido dos Olhos) e NREM (Movimento Não Rápido dos Olhos).
O sono é composto basicamente pelas fases não-REM e REM, que apresentam características e estágios distintos entre elas. Cada uma tem a sua importância durante a noite de sono. A fase do sono REM é quando acontece o descanso profundo e é essencial para a recuperação da energia física para acordar disposto.
O sono REM é uma fase de sono que se caracteriza por movimentos oculares rápidos, sonhos vívidos, movimentos musculares involuntários, atividade cerebral intensa, respiração e batimentos cardíacos mais acelerados que garantem maior oferta de oxigênio neste período.
O sono REM é a última fase do ciclo do sono, que dura cerca de 10 minutos e que normalmente começa 90 minutos depois de adormecer. Nesta fase, os olhos se movimentam muito rapidamente, o batimento cardíaco aumenta e os sonhos aparecem.
Duração do sono REM É comum acordar por um curto período de tempo no fim de um acesso de REM. O tempo total de sono em REM ronda os 90 a 120 minutos por noite para adultos.
Ou seja, a regra das 08 horas de sono nem sempre precisa ser seguida à risca. Porém, o que precisa realmente ser seguido é a qualidade deste sono. Seja de 07 ou de 11 horas, é necessário que ele passe por todas as etapas, principalmente a de sono profundo (REM).
Um ciclo completo de sono dura entre 90 e 110 minutos. Os primeiros ciclos de sono a cada noite contêm períodos relativamente curtos de sono REM e períodos longos de sono profundo. À medida que a noite passa, os períodos de sono REM aumentam enquanto os de sono profundo diminuem.
Este estágio é conhecido como sono profundo, ou sono de ondas lentas, caracterizado por uma baixa atividade cerebral, redução do metabolismo corporal, da pressão arterial, relaxamento motor e liberação do hormônio do crescimento (GH). Após o sono de ondas lentas, costuma iniciar-se a fase REM.
Uma pesquisa feita por especialistas da Universidade de Harvard descobriu que a diferença entre quem tem o sono pesado e o leve está no cérebro. Nossas ondas cerebrais mudam de intensidade ao longo do dia — e da noite também.
As Etapas do Sono
O sono é um processo natural no qual há redução da consciência e das atividades corporais. É dividido em duas fases: o sono não-REM e o sono REM, que apresentam características e estágios diferentes. O sono não-REM é caracterizado por atividade cerebral menos intensa.
O sono não é um estado estático. Enquanto dorme o cérebro percorre diversos estados e fases de forma cíclica tendo cada ciclo uma duração de aproximadamente 90 minutos. O sono divide-se em sono REM (de Rapid Eye Movement – movimento rápido dos olhos) e sono não-REM.
5 dicas para um sono bom, longo e profundo
A energia liberada por um órgão é interferida quando há alguma problema físico ou emocional. Acordar às 3h pode mostrar que há algo de errado com a saúde da pessoa. De acordo com a sabedoria, a pessoa está se sentindo triste. O ideal é procurar auxílio profissional.